Manhã
1° Trimestre
Projeto: Passeando com a Peppa Pig
Tema: Ah! Como é que vamos chegar lá?
Como surgiu?
Nosso projetinho surgiu na semana de adaptação. Em meio aos recursos para o acolhimento dos alunos, observamos que, o que mais chamou a atenção da turminha foi um episódio do desenho da Peppa Pig e o seu barquinho.
Através de uma divertida aventura, reproduzimos as cenas do filminho, muita música e brincadeiras. A partir daí, direcionamos o foco so nosso aprendizado para as descobertas dos transportes usados pela família da Peppa, contextualizando com as vivências de cada um.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Marcia e Niltiane
2° Trimestre
Projeto: Os três porquinhos
Tema: Pequenos construtores
Como surgiu?
O novo projetinho surgiu após o encantamento da turminha pela porquinha Peppa. Aproveitamos a admiração dos alunos pela personagem em destaque e apresentamos o nosso livro paradidático: “Os Três Porquinhos”, dando maior ludicidade ao nosso trabalho.
Visto que, as histórias acalmam, prendem a atenção, socializam e educam, destrinchando a nossa aprendizagem, em torno de atividades significativas, por meio do contato com gravuras, que afloram a imaginação, realidade e a fantasia, envolvendo magicamente a turma num clima de ERA UMA VEZ, permitindo UM FINAL FELIZ!
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Marcia e Niltiane
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Marcia e Niltiane.
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Passeando com a Peppa Pig
Tema: Ah! Como é que vamos chegar lá?
Como surgiu?
Nosso projetinho surgiu na semana de adaptação. Em meio aos recursos para o acolhimento dos alunos, observamos que, o que mais chamou a atenção da turminha foi um episódio do desenho da Peppa Pig e o seu barquinho.
Através de uma divertida aventura, reproduzimos as cenas do filminho, muita música e brincadeiras. A partir daí, direcionamos o foco so nosso aprendizado para as descobertas dos transportes usados pela família da Peppa, contextualizando com as vivências de cada um.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Talita e Amanda
2° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Talita e Amanda
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Talita e Amanda
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Meu corpo dos pés à cabeça.
Tema: Uni duni tê! O escolhido foi você!
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu após a visita de uma bióloga em nossa escola, que nos apresentou o mosquito Aedes aegypti, ressaltando as doenças causadas por ele.
A partir daí, realizamos algumas brincadeiras com os bonecos de panos da sala, enfatizando a importância do uso do repelente para proteger o nosso corpinho.
Observando o cuidado da turma com os bonecos e por meio das vivências de diferentes situações, direcionamos a temática da nossa aprendizagem para familiarização da imagem do próprio corpo, conhecimento de suas partes e compreensão dos órgãos dos sentidos.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Cintia e Franciane
2° Trimestre
Projeto: Upa, upa, cavalinho!!!
Tema: Brincando e aprendendo com os cavalos.
Como surgiu?
Após a apresentação e vivência na Festa da Família, o cavalinho de pau, tornou-se um dos brinquedos mais apreciados pela turma, em nossas brincadeiras. Com isso, começamos a instigar os alunos acerca das descobertas deste animal, surgindo aí, o nosso novo projeto.
Além de ampliar o conhecimento do mundo animal, oportunizando o desenvolvimento da curiosidade e da capacitação de observação, também abrangeremos o hipismo como uma modalidade olímpica, devido à proximidade do evento esportivo, que acontecerá pela primeira vez no Brasil, as Olimpíadas. Com isso, de uma forma interdisciplinar, tornaremos nossa aprendizagem mais significativa e prazerosa.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Cintia e Franciane
3° Trimestre
Projeto: Comer, comer…é o melhor para poder crescer.
Tema: “Que tal experimentar?”
Como surgiu?
Após a abordagem do alimento preferido do cavalo, aproveitamos o dia da fruta e combinamos de cada um trazer a sua frutinha predileta.As frutas enviadas foram: uva e maçã. Com a proximidade das eleições, fizemos uma votação para escolher uma delas e preparamos algumas receitas na escola. A fruta mais votada foi o morango.
Depois de experimentarmos alguns alimentos contendo morangos, enfatizamos diferentes sabores através das frutas citadas no nosso livro paradidático: “Pirulito”, de Alessandra Pontes Roscoe, visando ressaltar a importância de consumirmos alimentos nutritivos para termos uma vida saudável.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Cíntia e Isabela
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Meu corpo dos pés à cabeça.
Tema: Uni duni tê! O escolhido foi você!
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu após a visita de uma bióloga em nossa escola, que nos apresentou o mosquito Aedes aegypti, ressaltando as doenças causadas por ele.
A partir daí, realizamos algumas brincadeiras com os bonecos de panos da sala, enfatizando a importância do uso do repelente para proteger o nosso corpinho.
Observando o cuidado da turma com os bonecos e por meio das vivências de diferentes situações, direcionamos a temática da nossa aprendizagem para familiarização da imagem do próprio corpo, conhecimento de suas partes e compreensão dos órgãos dos sentidos.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Fernanda e Caroline
2° Trimestre
Projeto: Upa, upa, cavalinho!!!
Tema: Brincando e aprendendo com os cavalos.
Como surgiu?
Após a apresentação e vivência na Festa da Família, o cavalinho de pau, tornou-se um dos brinquedos mais apreciados pela turma, em nossas brincadeiras. Com isso, começamos a instigar os alunos acerca das descobertas deste animal, surgindo aí, o nosso novo projeto.
Além de ampliar o conhecimento do mundo animal, oportunizando o desenvolvimento da curiosidade e da capacitação de observação, também abrangeremos o hipismo como uma modalidade olímpica, devido à proximidade do evento esportivo, que acontecerá pela primeira vez no Brasil, as Olimpíadas. Com isso, de uma forma interdisciplinar, tornaremos nossa aprendizagem mais significativa e prazerosa.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Fernanda e Caroline
3° Trimestre
Projeto: Comer, comer…é o melhor para poder crescer.
Tema: “Que tal experimentar?”
Como surgiu?
Após a abordagem do alimento preferido do cavalo, aproveitamos o dia da fruta e combinamos de fazer um piquenique com a frutinha predileta de cada um. As frutas saboreadas foram: morango, uva, laranja, banana, kiwi e maçã. Com a proximidade das eleições, fizemos uma votação para escolher uma delas e preparamos algumas receitas na escola. A fruta mais votada foi o morango.
Depois de experimentarmos alguns alimentos contendo morangos, enfatizamos diferentes sabores através das frutas citadas no nosso livro paradidático: “Pirulito”, de Alessandra Pontes Roscoe, visando ressaltar a importância de consumirmos alimentos nutritivos para termos uma vida saudável.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Fernanda e Caroline
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Pequenos animais
Tema: Insetos por todos os lados.
Como surgiu?
Após a socialização com os novos amigos, logo nas primeiras semanas de aula, abordamos a questão da conscientização contra o Zika vírus.
Mediante ao conhecimento prévio da turma sobre o mosquito, atribuímos novas informações sobre o Aedes aegypti e descobrimos que ele é um inseto. A partir daí, mediante a importância de abordarmos as questões relacionadas à natureza e ao mundo animal, destacamos os insetos mais conhecidos da turma e começamos a desvendar inúmeras curiosidades sobre esses pequenos animais, que se tornaram a temática principal do nosso projeto.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Daniele e Magna
2° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Daniele e Magna
3° Trimestre
Projeto: Cores e Sabores
Tema: Roxo que te quero roxo.
Como surgiu?
A temática do novo projeto surgiu através da jabuticaba que a Clara, personagem do livro trabalhado, utilizou para brincar com o seu avô de “Tiro ao alvo”.
Após conversarmos sobre a fruta, alguns alunos trouxeram jabuticabas para compartilhar com a turma, o que deu direcionamento as nossas novas descobertas. Depois das informações sobre as peculiaridades da jabuticaba, com destaque para a sua cor, conheceremos outras frutas que tenham algumas semelhanças com a frutinha.
Para ampliarmos nosso conhecimento, realizaremos atividades lúdicas e contextualizadas, com a pretensão de agregarmos novos saberes a nossa aprendizagem.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Daniele e Magna.
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Pequenos animais
Tema: Insetos por todos os lados.
Como surgiu?
Logo nas primeiras semanas de aula,a após a socialização com os novos amigos, tivemos uma visita inesperada de uma bela borboleta voando em nossa sala, o que gerou grande euforia na turma.
Partindo desse interesse, resgatamos o conhecimento prévio da turma acerca deste inseto. A partir daí, mediante a importância de abordarmos as questões relacionadas à natureza e ao mundo animal, destacamos os insetos mais conhecidos da turma e começamos a desvendar inúmeras curiosidades sobre esses pequenos animais, que se tornaram a temática principal do nosso projeto.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Thathyanne e Cintia
2° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Thatyanne e Cintia
3° Trimestre
Projeto: Cores e Sabores
Tema: Roxo que te quero roxo
Como surgiu?
A temática do novo projeto surgiu através da jabuticaba que a Clara, personagem do livro trabalhado, utilizou para brincar com o seu avô de “Tiro ao alvo”.
Após conversarmos sobre a fruta, alguns alunos trouxeram jabuticabas para compartilhar com a turma, o que deu direcionamento as nossas novas descobertas. Depois das informações sobre as peculiaridades da jabuticaba, com destaque para a sua cor, conheceremos outras frutas que tenham algumas semelhanças com a frutinha.
Para ampliarmos nosso conhecimento, realizaremos atividades lúdicas e contextualizadas, com a pretensão de agregarmos novos saberes a nossa aprendizagem.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Thatyanne e Cintia.
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Insetolândia
Tema: Os insetos e suas multiplicidades de cores
Como surgiu?
A ideia do projeto surgiu após uma oficina na escola, para a observação do mosquito Aedes aegypti e como podemos evitar sua proliferação.
Mediante o conhecimento prévio da turma acerca do assunto, em meio às trocas de informações, descobrimos que o mosquito é um inseto e que ele possui a mesma quantidade de cores da joaninha. A partir daí, começamos a desvendar inúmeras peculiaridades sobre estes pequenos animais, com destaque para suas cores.
Por meio da diversidade de saberes, das falas de cada um e das construções em sala, direcionamos a temática do nosso trabalho para as pesquisas, observações e reflexão acerca da importância das questões relacionadas à natureza e ao mundo animal.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Lili e Cinara
2° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Lili e Cinara
3° Trimestre
Projeto: “Eu quero saber!”
Tema: “O que o corpo humano tem?”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu após assistirmos alguns episódios do “Show da Luna”, onde relembramos as descobertas e as incríveis histórias do projeto anterior.
Com a chegada da Semana da Criança, tivemos a ideia de ornamentar a nossa sala com os personagens do desenho assistido, que se tornaram centro de interesse da turma, com destaque para a Luna.
Através das informações que aprendemos com a Luna sobre os alimentos, destacamos os que mais gostamos de experimentar nesta semana tão divertida. A partir daí,conhecemos o paladar e direcionamos a temática do nosso trabalho para o conhecimento dos órgãos dos sentidos e do nosso corpo.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Lili e Fernanda Fraga
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Pequenos Animais
Tema: Os insetos e suas multiplicações de cores.
Como surgiu?
A ideia do projeto surgiu após uma oficina na escola, para a observação do mosquito Aedes Aegypti e como podemos evitar sua proliferação.
Mediante o conhecimento prévio da turma acerca do assunto, em meio às trocas de informações, descobrimos que o mosquito é um inseto e que ele possui a mesma quantidade de cores da joaninha. A partir daí, começamos a desvendar inúmeras peculiaridades sobre estes pequenos animais, com destaque para suas cores.
Por meio da diversidade de saberes, das falas de cada um e das construções em sala, direcionamos a temática do nosso trabalho para as pesquisas, observações e reflexão acerca da importância das questões relacionadas à natureza e ao mundo animal.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Isabel e Franciane
2° Trimestre
Projeto: Bom dia todas as cores
Tema: Mais cores, mais sabores.
Como surgiu?
A ideia do novo projeto surgiu após o trabalho com as cores de alguns insetos e a abordagem de um dos seus predadores que tem a capacidade de mudar de cor para capturar seus alimentos.
Através do interesse e curiosidade da turma, expandimos nosso conhecimento acerca das multiplicidades de cores que compõem o universo, com destaque para os alimentos.
Com a proximidade da Olimpíada, um dos maiores eventos esportivos, associamos as cores dos Arcos Olímpicos com alguns alimentos, reforçando os benefícios de uma alimentação saudável, tornando o aprendizado uma conquista agradável e abrangente.
Professora: Isabel e Franciane
3° Trimestre
Projeto: “Eu quero saber!”
Tema: “O que o corpo humano tem?”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu após assistirmos alguns episódios do “Show da Luna”, onde relembramos as descobertas e as incríveis histórias do projeto anterior.
Com a chegada da Semana da Criança, tivemos a ideia de ornamentar a nossa sala com os personagens do desenho assistido, que se tornaram centro de interesse da turma, com destaque para a Luna.
Através das informações que aprendemos com a Luna sobre os alimentos, destacamos os que mais gostamos de experimentar nesta semana tão divertida. A partir daí,conhecemos o paladar e direcionamos a temática do nosso trabalho para o conhecimento dos órgãos dos sentidos e do nosso corpo.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Isabel e Franciane.
Manhã
1° Trimestre
Projeto: O lúdico no conhecimento do ser
Tema: Ninguém é igual a ninguém
Como surgiu?
Nosso projeto teve início a partir do surgimento de uma caixa decorada e misteriosa, na qual os alunos teriam que descobrir o que havia dentro dela. Ao abri-la, cada um via o seu próprio reflexo através de um espelho escondido dentro da caixa. A partir da reação dos alunos ao se depararem com a sua imagem, propiciamos um diálogo para que percebessem que todos são seres únicos e que ninguém é igual a ninguém, iniciando uma verdadeira viagem na formação do Eu.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Cinthia e Viviane
2° Trimestre
Projeto: Viajando no mundo das histórias
Tema: Ler, contar e se encantar.
Como surgiu?
A temática do novo trabalho surgiu após o envolvimento da história criada de cada boneco de pano, confeccionado com a família.
Notando o entusiasmo da turma pelo boneco, aproveitamos para relembrarmos um clássico da literatura infantil muito admirado, Pinóquio, o boneco de madeira que sonhava ser um “menino de verdade”, fazendo comparativo com o conto e as histórias criadas pelos alunos.
A partir daí, ampliamos o repertório das histórias abordando as mais variadas narrativas, aguçando ainda mais o prazer pela leitura e escrita, desenvolvendo a imaginação e a criatividade de forma contextualizada e interdisciplinar.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Cinthia e Viviane
3° Trimestre
Projeto: Brincando e aprendendo com os personagens.
Tema: Tantas coisas para conhecer.
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu a partir da empolgação dos alunos com a visita da escritora Elaine Furtani, que falou sobre a importância da leitura e nos presenteou com o seu livro “A lição do Macaco”, escrito por ela, com a participação especial do seu filho de seis anos, que estava na alfabetização, como a nossa turma.
Envolvidos com as atitudes do Macaco, relembramos de outros personagens que conhecemos nas histórias trabalhadas, com destaque para Emília, que foi o tema da nossa sala na Semana da Criança.Aproveitamos e, também, conversamos sobre o personagem de cada um na nossa formatura e a partir daí, direcionamos o nosso trabalho para o conhecimento das características dos personagens presentes na literatura infantojuvenil, aguçando ainda mais o prazer pela leitura e escrita, construindo novos saberes.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Cinthia e Viviane
Tarde
1° Trimestre
Projeto: O lúdico no conhecimento do ser
Tema: Ninguém é igual a ninguém
Como surgiu?
Nosso projeto teve início a partir do surgimento de uma caixa decorada e misteriosa, na qual os alunos teriam que descobrir o que havia dentro dela. Ao abri-la, cada um via o seu próprio reflexo através de um espelho escondido dentro da caixa. A partir da reação dos alunos ao se depararem com a sua imagem, propiciamos um diálogo para que percebessem que todos são seres únicos e que ninguém é igual a ninguém, iniciando uma verdadeira viagem na formação do Eu.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Gisele e Mariane
2° Trimestre
Projeto: Viajando no mundo das histórias
Tema: Ler, contar e se encantar.
Como surgiu?
A temática do novo trabalho surgiu após o envolvimento da história criada de cada boneco de pano, confeccionado com a família.
Notando o entusiasmo da turma pelo boneco, aproveitamos para relembrarmos um clássico da literatura infantil muito admirado, Pinóquio, o boneco de madeira que sonhava ser um “menino de verdade”, fazendo comparativo com o conto e as histórias criadas pelos alunos.
A partir daí, ampliamos o repertório das histórias abordando as mais variadas narrativas, aguçando ainda mais o prazer pela leitura e escrita, desenvolvendo a imaginação e a criatividade de forma contextualizada e interdisciplinar.
Professora: Gisele e Mariane
3° Trimestre
Projeto: “Brincando e aprendendo com os personagens”.
Tema: “Tantas coisas para conhecer.”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu a partir da empolgação dos alunos com a visita da escritora Elaine Furtani, que falou sobre a importância da leitura e nos presenteou com o seu livro “A lição do Macaco”, escrito por ela, com a participação especial do seu filho de seis anos, que estava na alfabetização, como a nossa turma.
Envolvidos com as atitudes do Macaco, relembramos de outros personagens que conhecemos nas histórias trabalhadas, com destaque para Emília, que foi o tema da nossa sala na Semana da Criança.Aproveitamos e, também, conversamos sobre o personagem de cada um na nossa formatura e a partir daí, direcionamos o nosso trabalho para o conhecimento das características dos personagens presentes na literatura infantojuvenil, aguçando ainda mais o prazer pela leitura e escrita, construindo novos saberes.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Gisele e Mariane