Nossa Proposta Pedagógica baseia-se na metodologia Sócio Interacionista, onde professores e alunos constroem, juntos, o conhecimento. O diálogo é estimulado visando a conscientização, a reflexão crítica e a conquista da autonomia. O diálogo que propomos é o diálogo horizontal, estabelecendo uma relação de respeito mútuo, proporcionando comunicação, autenticidade, cooperação, afetividade e o desenvolvimento da auto-estima.
Nossa linha filosófica segue as teorias dos educadores “Freinet”, “Vygotsky”, “Emília Ferreiro”, “Wallon”e “Esteban”. Entendemos que o conhecimento é construído em estreita relação com os contextos em que são utilizados.
A aprendizagem é um processo individual e social. Aprende-se participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante de fatos. Ensina-se não só pelas respostas dadas, mas principalmente, pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados.
A Educação dá-se em um processo de integração com o mundo. A Escola tem a função não só de construir, mas também de ajudar na formação da personalidade do aluno, baseado nos preceitos de paz, justiça e democracia.