Agenda (EM) – Abril/2024

Veja aqui os deveres de casa do mês.


1ª série

Dia Atividade
30/04 – Artes – conteúdo da prova: livro 1, págs. 10 a 15.
29/04 – Sociologia – conteúdo da prova: cultura (língua, religião, artes e etc); cultura material e cultura imaterial; socialização primária e secundária; instituições sociais (escola, igreja); patrimônio cultural e histórico; etnocentrismo e estranhamento.
– Matemática – conteúdo da prova: plano cartesiano; noções de funções; análise de gráfico; função composta e raiz da função.
– Filosofia – conteúdo da prova: cosmogonia e cosmologia; filosofia pré-Socrática; Tales de Mileto; Heráclito e Parmênides.
26/04 – Física – conteúdo da prova: movimento uniforme variado; movimentos verticais no vácuo e vetores. DC – exercícios de revisão no caderno.
– História – conteúdo da prova: livro 1, cap. 3 e 4; Livro 2 cap. 1.
– Geografia – conteúdo da prova: livro 1, cap. 2 (cartografia).
25/04 – Biologia – matéria da prova: composição química (água e sais minerais; glicídeos e lipídeos). DC – livro 2 págs. 5 (PO, PC 1), 10 (PO 4, PC), 11, 14 (6 e 7), 15, 16, 23 (10 a 12), 24, 41 e 42 (9 a 12).
– Química – matéria da prova: métodos de separação de misturas e estrutura atômica.
19/04 – Física – fazer a ficha 3.
– História – fazer os exercícios do livro 1, cap. 4 (Roma).
18/04 – Química – 2ª prova extra dia 30/04, matéria: gráficos (substância pura e misturas); fenômenos físicos e químicos e misturas. DC – livro 1, Gráficos: págs. 32 (17), 35 (21), 36 (22, 24), 37 (21 a 24); Misturas: págs. 47, 66 (65 a 68); Fenômenos físicos e químicos: págs. 49, 50 (34), 66 (69 a 71). Fazer individualmente e entregar em folha de papel almaço, somente as respostas (para dia 25/04).
17/04 – Linguagens – conteúdo da 2ª prova/1° trim.: leitura e interpretação de texto; funções da linguagem; intertextualidade e figuras de estilo.
– Inglês – conteúdo da 2ª prova/1° trim.: text comprehension; Simple Present/Present Continuous.
16/04 – Linguagens – para dia 14/05: leitura e discussão da parte III, do livro Frankenstein, de Mary Shelly. Também no mesmo dia, será combinado o trabalho sobre o livro.
– Matemática – livro págs. 73 (nos 7 e 9), 75 (n° 9), 78 (toda), 79 (nos 19 e 20), 81 (toda) e 86 (nos 28 e 31).
15/04 – Linguagens – Redação Nota 1000: apresentação do tema, explicação. Itinerário: atividades de avaliação na plataforma Plurall.
12/04 – História – Trabalho – fazer um curta-metragem: Roteiro: 1. Conceitualização (identifique o tema ou a mensagem que deseja transmitir; desenvolva uma ideia central ou conceito para o curta); 2. Desenvolvimento de personagens (crie personagens principais e secundários que se relacionem com as ideias centrais; desenvolva suas personalidades, motivações e arcos de personagens); 3. Estrutura Narrativa (divida o roteiro em: introdução, conflito e resolução; estabeleça o ponto de vista que impulsiona a história para a frente); 4. Esbolo do enredo (escreva um resumo básico da história); 5. Cena a cena (escreva cada cena em ordem cronológica, detalhando: ações, diálogos, mantenha o ritmo e progressão da história); 6. Diálogos (escreva diálogos realistas e significativos que revelem a trama de forma coerente); 7. Descrição da cena (descreva o ambiente, a atmosfera e os elementos visuais de cada cena); 8. Revisão e edição (revise o roteiro em busca de erros e/ou incoerências, edite de forma que todas as características que fazem parte da trama se encaixem); 9. Bibliografia (o trabalho escrito deverá ter capa). Temas: Mundo romano – Monarquia, República, Império. Apresentação e entrega: dia 17/05. Tempo de duração: até 5 minutos.
10/04 – Linguagens – DCA (P1) para dia 17/04: criar um meme (tema livre) em formato digital e encaminhar para o e-mail da professora.
– Inglês – livro págs. 23 e 24 (até a questão 13).
– Física – fazer a ficha 2.
09/04 – Linguagens- Atenção! Prorrogada a entrega da orelha do livro (a escolher) para amanhã (valendo 80%).
– Artes – livro 1, págs. 13 a 20.
04/04 – Projeto de Vida – DCA para dia 11/04: entregar a atividade sobre SELFIE, entregue na aula de hoje.
03/04 – Inglês – trabalho em grupo: “Travel guide” do país que vocês sortearam, seguindo as orientações dadas em aula. O trabalho será apresentado dia 17/04 (power point ou Canva) em Inglês. Enviar para o email da professora até o dia 13/04.
– Física – fazer a ficha 1.
02/04 – Linguagens – DCA para dia 09/04: fazer a proposta de produção de uma orelha de livro de leitura (a escolher). Atenção: dia 16/04, será discutida novamente a Parte II do livro Frankenstein (grupos 1 e 2 serão os responsáveis pela discussão).
– Matemática – livro págs. 62 (n° 1) e 67.

2ª série

Dia Atividade
30/04 – Artes – conteúdo da prova: livro 5, págs. 10 a 13.
29/04 – Int. Form. Linguagens – DAA livro 5, págs. 24 a 27 (questões 1 a 12).
– Sociologia – conteúdo da prova: sociedade de informação; tecnologias digitais; redes sociais reais e virtuais; cyberbullyng; ativismo online (ciberativismo); modernidade líquida (Bauman).
– Filosofia – conteúdo da prova: revolução científica; racionalismo; emperismo e humanismo.
26/04 – Física – conteúdo da prova: termometria; calorimetria (parte 1) e potência térmica.
25/04 – Química – 6ª lista de exercícios (para dia 02/05). Matéria da prova: nomenclatura de hidrocarbonetos ramificados; grau de pureza, reações consecutiva, rendimento e reagente limitante e reagente em excesso.
24/04 – Linguagens – trazer a Gramática amanhã.
18/04 – Linguagens – conteúdo da 2ª prova/1° trim.: leitura e interpretação de texto; coesão referencial (anáfora, catáfora, elipse, hiperonímia, hiponímia); pronomes relativos; oração subordinada adjetiva explicativa e restritiva e Romantismo – as três fases. Atenção: terão duas questões sobre o livro extraclasse Úrsula, de Maria Firmina dos Reis.
– Química – 4ª lista: n° 2 (b até i) e livro 5 págs. 61 (19 e 20), 67 (22 b) e 23), 73 (29) e 74 (35) (tudo para dia 25/04).
– Física – fazer a ficha 2.
– Matemática – livro 6, págs. 17 (n° 16) e 47 (nos 1 ao 3).
17/04 – Inglês – conteúdo da 2ª prova/1° trim.: reading and comprehension; Present Perfect X Simple Past.
11/04 – Química – livro págs. 57 (14 e 15), 58 (16), 66 (22) e 76 (43 e 46) (para dia 16/04).
10/04 – Inglês – livro págs. 24 a 31.
– Física – fazer a ficha 1.
– Linguagens – livro págs. 91 (toda), 109 (nos 22 a 24) e 115 a 118 (todas) (para amanhã).
09/04 – Química – para dia 11/04, livro 5 págs. 57 (13) e 76 (43).
– Artes – livro págs. 12 e 13.
04/04 – Matemática – trazer o livro 6.
03/04 – Inglês – entrega do trabalho, que foi iniciado em aula, dia 10/04. Quem preferir pode enviar pro e-mail da professora até às 7h10 do dia 10/04. Na próxima semana será feito ma “Flipped classroom”, sendo assim, façam uma revisão sobre Present Perfect e Simple Past.
– Física – livro 5, págs. 60 (9 a 11) e 61 (9 a 12).
02/04 – Linguagens – o grupo 2 ficará responsável pela apresentação dos cap. 6 a 10, do livro extraclasse Úrsula, de Maria Firmina dos Reis (no dia 09/04).

3ª série

Dia Atividade
30/04 – Química – matéria da prova: isomeria geométrica, isomeria plana, isomeria óptica, agente oxidante e agente redutor, pilhas. DC – para dia 02/05 (revisão): livro 10 págs. 89 (1 ao 4), 97, 98 (6), 99 (5, 6), 112, 114 (1), 115 (6 ao 10), 116 (11, 12, 14, 16).
– Matemática – matéria da prova: Mat. I: plano cartesiano, distância entre dois pontos, ponto médio, alinhamento dos pontos, área e perímetro do triângulo. Mat II: seno, cosseno e tangente, lei dos senos e cossenos, ângulos notáveis e teorema de Pitágoras.
– Linguagens – trazer a Gramática na 5ª feira para revisão. Trazer o caderno de Linguagens.
– Artes – conteúdo da prova: livro 9, págs. 18 a 21.
29/04 – Sociologia – conteúdo da prova: política internacional; relações políticas; direitos humanos.
– Filosofia – conteúdo da prova: Nietzsche e Freud.
– Matemática – trazer o livro 9, amanhã.
26/04 – Física – conteúdo da prova: Física 1: eletrodinâmica (parte 2, 3 e 4) (fichas 2, 3, 4 e Extra); Física 2: lançamento de projéteis e movimento circular uniforme (fichas 4 e 5).
25/04 – Biologia – matéria da prova: 2ª Lei de Mendel; interação gênica (epistasia, herança quantitativa), pleiotropia, penetrância, expressividade).
24/04 – Física – fazer a Ficha Extra.
19/04 – Física –  fazer a ficha 5.
18/04 – Química – livro 9, págs. 17, 18 (10), 49 (9 ao 12), 50 (14), 52 e 53 (24 ao 26).
– Projeto de Vida – trabalho final (P2): enviar para o e-mail da professora, em formato digital, um plano de vida, conforme os modelos apresentados na aula de hoje. Não esquecer de colocar a logo do colégio Pluz, disponibilizado no grupo da turma. Data da entrega: dia 09/05, até às 23h59min.
– Geografia – trabalho: Seminário: Tensões Nacionalistas na Ásia e Questões Políticas (Caxemira; Punjab; Guerra das Coreias; Rohingas em Myanmar; Afeganistão e o retorno do Talibã (apresentações dias 25 e 26/04).
17/04 – Linguagens – conteúdo da 2ª prova/1° trim.: leitura e interpretação de texto; regência verbal e nominal; os usos da crase e 1ª fase e 2ª fase do Modernismo.
– Redação – estudar a estrutura da redação modelo ENEM e nosso checklist. A 2ª prova será pela plataforma Redação Nota 1000. O aluno deverá enviar a foto da redação até às 14h do dia de aplicação da prova.
– Inglês – conteúdo da 2ª prova/1° trim.: text comprehension.
16/04 – Química – fichas de isometria geométrica e óptica (para dia 30/04).
– Matemática – teste dia 29/04, conteúdo: distância entre dois pontos, ponto médio, baricentro, representação no plano cartesiano e trigonometria.
– Linguagens – trazer a ficha de exercícios sobre crase para correção (amanhã).
– Artes – livro 9 págs. 20 e 21.
15/04 – Linguagens – Itinerário: atividades avaliativas na plataforma Plurall (para dia 29/04).
11/04 – Química – livro 9, págs. 11 (6 a 8) e 12 (6 e 7) (para dia 18/04).
10/04 – Física – ficha 3 de Física 1.
09/04 – Matemática – livro 9, pág. 65.
– Inglês – teste de interpretação dia 24/04.
08/04 – Biologia – teste dia 18/04, conteúdo: tipos sanguíneos e herança do sexo.
04/04 – Biologia – livro 9, págs. 29, 30, 33, 34 e 46 (12 a 14) (para dia 08/04).
03/04 – Inglês – trabalho avaliativo (individual), para enviar para o email da professora até o dia 09/04: enviar a sua “cover letter” em word, e o seu “resumé” (CV) que pode estar em pdf ou ser feito no Canva. Lembre-se que a professora é a sua recrutadora. Pesquise modelos na internet e também no livro. Siga as orientações dadas em aula (como seria sua cover letter e seu CV daqui a 10 anos).
02/04 – Matemática – livro 9, pág. 61.
– Linguagens – DCA para dia 09/04: entregar a atividade avaliativa sobre o quadro “O grito”, de Munch, na mesma folha entregue na aula de hoje. Atenção: atividade avaliativa sobre o livro extraclasse “A hora da estrela”, de Clarice Lispector (dia 16/04).