Manhã
1° Trimestre
Projeto: Um bichinho especial
Tema: Seu Jabuti vamos passear?
Como surgiu?
A fim de acolher as crianças em toda sua singularidade, em meio ao processo de adaptação, proporcionamos vivências lúdicas, envolvendo-as em atividades que despertassem a interação, a curiosidade e a familiarização com o contexto escolar.
Dentre as diversas dinâmicas, o encantamento pelo jabuti que vive na escola aumentou a cada dia. As crianças explicitavam satisfação ao vê-lo se alimentando e tomando banho. Foi aí que surgiu a ideia do nosso primeiro projetinho, que terá como temática principal, o conhecimento das espécies desse bichinho tão especial. As brincadeiras, músicas, histórias entre outros recursos serão utilizadas como estratégicas para tornarem nossa aprendizagem mais significativa e prazerosa.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Márcia e Viviane
2° Trimestre
Projeto: A sacola musical
Tema: Turma do Barulho
Como surgiu?
O novo projeto surgiu em meio a empolgação da turma com os preparativos da nossa “Festa na Roça”. Envolvidos com os ensaios, músicas e brincadeiras com os instrumentos musicais, observamos o interesse das crianças pelos sons produzidos por cada um, além da possibilidade de criar e fantasiar com os mesmos. A partir daí, direcionamos a temática da nossa aprendizagem para o fazer musical, oportunizando aos pequenos expressar sensações e interagir com o outro, cantando, dançando e fazendo muitos ruídos.
Utilizaremos como recurso enriquecedor “A Sacolinha Musical” que terá como objetivo o conhecimento de novos instrumentos e os sons produzidos por cada um deles, contribuindo para a ampliação da consciência corporal, da movimentação e sonorização.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Márcia e Viviane
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Márcia e Viviane
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Um bichinho especial
Tema: Seu Jabuti vamos passear?
Como surgiu?
A fim de acolher as crianças em toda sua singularidade, em meio ao processo de adaptação, proporcionamos vivências lúdicas, envolvendo-as em atividades que despertassem a interação, a curiosidade e a familiarização com o contexto escolar.
Dentre as diversas dinâmicas, o encantamento pelo jabuti que vive na escola aumentou a cada dia. As crianças explicitavam satisfação ao vê-lo se alimentando e tomando banho. Foi aí que surgiu a ideia do nosso primeiro projetinho, que terá como temática principal, o conhecimento das espécies desse bichinho tão especial. As brincadeiras, músicas, histórias entre outros recursos serão utilizadas como estratégicas para tornarem nossa aprendizagem mais significativa e prazerosa.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Talita e Niltiane
2° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Talita e Niltiane
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Talita e Niltiane
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Navegando no conhecimento
Tema: Com o meu barquinho, vou descobrindo
Como surgiu?
No período de adaptação, a ludicidade tomou conta das nossas manhãs. Além das músicas e brincadeiras, observamos que uma chuvinha chamou bastante atenção dos alunos e, imediatamente, construímos alguns barquinhos de papel para brincarmos nas poças d´água que se formaram no pátio da nossa escola.
Diante da euforia dos alunos com o barquinho, utilizamos outros recursos, como uma bacia com água para colocarmos o nosso barquinho para navegar. A partir daí, vimos as utilidades do barco e aproveitamos para conhecermos outros meios de transportes, priorizando os aquáticos.
Através da reprodução dos mares e rios para locomoção destes transportes, direcionamos a temática da nossa aprendizagem também para a importância da água em nossa vida.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Daniele e Franciane
2° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Daniele e Franciane
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Daniele e Franciane
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Navegando no conhecimento
Tema: Com o meu barquinho eu vou descobrindo
Como surgiu?
No período de adaptação, a ludicidade tomou conta das nossas tardes. em meios às músicas e brincadeiras, ao observarmos o tempo chuvoso, tivemos a ideia de construirmos alguns barquinhos de papel, depois os colocamos em uma bacia com água, dando asas a nossa imaginação.
Diante da euforia da turma ao colocarmos o barquinho para navegar. começamos um diálogo sobre quem cada um levaria em seu barquinho. A partir daí, vimos as utilidades do barco e aproveitamos para conhecermos outros meios de transportes, priorizando os aquáticos.
Através da reprodução dos mares e rios para locomoção destes transportes, direcionamos a temática da nossa aprendizagem também para a importância da água em nossa vida.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Cintia e Rayana
2° Trimestre
Projeto: “Sai preguiça”
Tema: Saberes e sabores
Como surgiu?
Através da música “Sai preguiça”, que dançamos em nossa festa na Roça, começamos a brincar, fazendo muitos movimentos corporais.
Percebendo o entusiasmo da turma com as brincadeiras, direcionamos a temática do nosso trabalho para o conhecimento do nosso corpo, priorizando os cuidados com a higiene e a importância de uma alimentação saudável para mantermos uma boa saúde.
para dinamizar as nossas descobertas, utilizaremos como recurso o livro “O Sanduíche de Dona Maricota”, que aborda em sua narrativa alimentos nutritivos, a importância de compartilhar, o cuidado com o outro, o respeito mútuo e o amor ao próxima.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Cintia e Rayana
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Cintia e Rayana
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Pequenos investigadores
Tema: “As nossas descobertas com o macaquinho”.
Como surgiu?
Promovendo uma melhor acolhida e interação dos alunos, utilizamos um macaquinho de pelúcia como recurso para dinamizar as nossas aulas, que se tornou o centro de interesse da turma.
Observando que o entusiasmo dos alunos com as brincadeiras, especificamente, do “Macaquinho Mandou”, foi se intensificando dia após dia, tivemos a ideia de direcionarmos a temática do nosso primeiro projeto para a busca de informações acerca do macaco e suas espécies.
Os conteúdos serão destrinchados através de estratégicas lúdicas e prazerosas, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos pela construção dos novos saberes.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Lili e Magna
2° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Lili e Magna
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Thathyanne e Magna
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Pequenos investigadores
Tema: “As nossas descobertas com o macaquinho”.
Como surgiu?
Promovendo uma melhor acolhida e interação dos alunos, utilizamos um macaquinho de pelúcia como recurso para dinamizar as nossas aulas, que se tornou o centro de interesse da turma.
Observando que o entusiasmo dos alunos com as brincadeiras, especificamente, do “Macaquinho Mandou”, foi se intensificando dia após dia, tivemos a ideia de direcionarmos a temática do nosso primeiro projeto para a busca de informações acerca do macaco e suas espécies.
Os conteúdos serão destrinchados através de estratégicas lúdicas e prazerosas, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos pela construção dos novos saberes.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Thatyanne e Annie
2° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Thatyanne e Annie
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Thatyanne e Annie
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Conhecendo e cuidando do meio ambiente
Tema: Detetives da natureza
Como surgiu?
Através das dinâmicas realizadas para maior acolhimento e interação da turma, utilizamos vários recursos para tornar nossas aulas mais atrativas. Foi então, que observamos a empolgação dos alunos ao recitarem o poema> “Meu nome”, que relatava a escrita do nome em uma folha de jasmim. Esta empolgação se intensificou ao procurarmos folhas de árvores nos arredores do pátio da escola. A partir daí, começou a surgir a ideia do nosso projeto.
fizemos algumas descobertas sobre as folhas e conhecemos também a artista plástica mexicana Frida Kahio, reconhecida por pintar o seu autorretrato. Ao observarmos algumas de suas obras, nos deparamos com paisagens contendo folhas, aguçando ainda mais a curiosidade da turma.
Além da construção da identidade de cada um, ampliamos o conhecimento de si e do outro, a temática do nosso trabalho será permeada pela busca de informações sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, enfatizando a importância dos elementos da natureza para a nossa vida.
Como forma de viabilizar nosso aprendizado, as interações e brincadeiras farão parte diariamente das nossas aulas.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Cintia e Fernanda
2° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Cintia e Fernanda
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Cintia e Fernanda
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Conhecendo e cuidando do meio ambiente
Tema: Detetives da natureza
Como surgiu?
Através das dinâmicas realizadas para maior acolhimento e interação da turma, utilizamos vários recursos para tornar nossas aulas mais atrativas. Foi então, que observamos a empolgação dos alunos ao recitarem o poema> “Meu nome”, que relatava a escrita do nome em uma folha de jasmim. Esta empolgação se intensificou ao procurarmos folhas de árvores nos arredores do pátio da escola. A partir daí, começou a surgir a ideia do nosso projeto.
fizemos algumas descobertas sobre as folhas e conhecemos também a artista plástica mexicana Frida Kahio, reconhecida por pintar o seu autorretrato. Ao observarmos algumas de suas obras, nos deparamos com paisagens contendo folhas, aguçando ainda mais a curiosidade da turma.
Além da construção da identidade de cada um, ampliamos o conhecimento de si e do outro, a temática do nosso trabalho será permeada pela busca de informações sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, enfatizando a importância dos elementos da natureza para a nossa vida.
Como forma de viabilizar nosso aprendizado, as interações e brincadeiras farão parte diariamente das nossas aulas.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Isabel e Franciane
2° Trimestre
Projeto: Plantando Conhecimento
Tema: A galinha ruiva
Como surgiu?
Nosso novo projeto surgiu através de uma mudinha que plantamos e levamos para casa. A partir daí, iniciamos um diálogo a respeito dos tipos de moradias, quais tinham jardins, hortas ou outros espaços para o cultivo de plantas. Após a identificação do local que cada um mora, conhecemos e diferenciamos o meio urbano do meio rural de forma lúdica.
Com a chegada da nossa “Festa na Roça”, ampliamos nossos saberes acerca das plantações, com destaque para o milho. Falando em milho, aproveitamos e apresentamos o livro paradidático “A galinha ruiva”, que será um dos norteadores do nosso trabalho. Destrincharemos página por página da narrativa, explorando o enredo em um clima de muito suspense, curiosidade e novas descobertas, tornando ainda mais significativo o processo de aprendizagem.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras:Isabel e Franciane
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Isabel e Franciane
Manhã
1° Trimestre
Projeto: “O lúdico no conhecimento do ser”
Tema: “Álbum de Família”
Como surgiu?
Nosso projeto teve início a partir do interesse dos alunos pelas brincadeiras realizadas nas dinâmicas das nossas aulas, que se intensificou com o poema: “Infância”, de Sônia Miranda, do livro de Português da Coleção Pitágoras.
Envolvidos com a leitura do poema, cada aluno relatou sua brincadeira preferida, neste momento, conhecemos seus gostos e opiniões. Com a pretensão de levá-los a se perceberem como indivíduos únicos, diferenciando, compreendendo e respeitando a existência do outro, a temática do nosso trabalho será norteada por uma verdadeira viagem na formação do “Eu, o outro, o seu espaço e sua história de vida.”
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Cinthia
2° Trimestre
Projeto: Baú de espantar a tristeza
Tema: Além das Palavras
Como surgiu?
Nosso projeto desencadeou no encerramento do projeto anterior, após, os alunos relatarem o que os deixavam felizes e tristes, nos momentos dividimos com suas famílias. A partir daí, começamos a falar sobre os sentimentos.
Para enriquecer e contextualizar as novas descobertas, aproveitamos uma proposta do livro de Português, da Coleção Pitágoras “Baú de espantar a tristeza” e expandimos o assunto. Por meio do interesse da turma, este tema passou a ser norteador do novo trabalho.
Abordaremos a comunicação verbal e não verbal como fonte de expressar os sentimentos que se faz importante para o nosso desenvolvimento e para uma convivência harmônica entre todos.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Cinthia
3° Trimestre
Projeto: Dando asas à imaginação!
Tema: Brincando, construindo e reciclando conhecimento
Como surgiu?
Nosso trabalho teve início, após a entrevista que realizamos com o escritor e contador de histórias Marcelo Aceti, no encerramento do projeto anterior. A partir daí, vimos que podemos das asas a nossa imaginação e viajar dentro das histórias.
Em nossas conversas, descobrimos que livro, além de, no passar informações e transmitir conhecimento, pode ser fonte de entretenimento. Com isso, aproveitamos a proposta dos Livros da Coleção Pitágoras, que falava sobre a construção de alguns brinquedos e jogos feitos com materiais recicláveis para direcionar e contextualizar as nossas descobertas em torno de uma reflexão, a respeito da redução dos resíduos e a proteção dos recursos naturais, contribuindo de forma lúdica, para uma aprendizagem significativa bem como para práticas mais cidadãs.
=reflexÇao, a respeito
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Cinthia
Tarde
1° Trimestre
Projeto: “O lúdico no conhecimento do ser”
Tema: “Álbum de Família”
Como surgiu?
Nosso projeto teve início a partir do interesse dos alunos pelas brincadeiras realizadas nas dinâmicas das nossas aulas, que se intensificou com o poema: “Infância”, de Sônia Miranda, do livro de Português da Coleção Pitágoras.
Envolvidos com a leitura do poema, cada aluno relatou sua brincadeira preferida, neste momento, conhecemos seus gostos e opiniões. Com a pretensão de levá-los a se perceberem como indivíduos únicos, diferenciando, compreendendo e respeitando a existência do outro, a temática do nosso trabalho será norteada por uma verdadeira viagem na formação do “Eu, o outro, o seu espaço e sua história de vida.”
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Fernanda
2° Trimestre
Projeto: Baú de espantar a tristeza
Tema: Além das Palavras
Como surgiu?
Nosso projeto desencadeou no encerramento do projeto anterior, após, os alunos relatarem o que os deixavam felizes e tristes, nos momentos dividimos com suas famílias. A partir daí, começamos a falar sobre os sentimentos.
Para enriquecer e contextualizar as novas descobertas, aproveitamos uma proposta do livro de Português, da Coleção Pitágoras “Baú de espantar a tristeza” e expandimos o assunto. Por meio do interesse da turma, este tema passou a ser norteador do novo trabalho.
Abordaremos a comunicação verbal e não verbal como fonte de expressar os sentimentos que se faz importante para o nosso desenvolvimento e para uma convivência harmônica entre todos.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Fernanda
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Fernanda