Manhã
1° Trimestre
Projeto: Cantarolando com os bichos.
Tema: “Amigos da água”.
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante a semana de adaptação, após um divertido banho de piscina para refrescar a nossa manhã. Como os bichinhos que estavam na água chamaram a atenção da turminha, direcionamos o nosso trabalho para o conhecimento de musiquinhas e brincadeiras envolvendo os animaizinhos que vivem na água.
Objetivo
Ampliar a linguagem oral e os movimentos psicomotores, através de atividades lúdicas que despertam a curiosidade e a fantasia.
Professoras: Márcia e Magna.
2° Trimestre
Projeto: Meu corpo em movimento
Tema: Vamos brincar!
Como surgiu?
O nosso projetinho surgiu após a Festa Junina, onde as crianças ainda empolgadas com a música da apresentação cantarolavam diariamente o trechinho: “vamos brincar, vamos rodar, bater as mãos, vamos pular…”. Com isso, aproveitamos e direcionamos o nosso trabalho, para o conhecimento do nosso corpinho.
Objetivos
Conhecer o seu corpo, ampliando o domínio dos movimentos psicomotores de forma lúdica, envolvendo músicas, brinquedos, brincadeiras e histórias.
Professoras: Márcia e Magna.
3° Trimestre
Projeto: Alimentação
Tema: A Cesta do Maternal
Como surgiu?
O nosso projetinho surgiu no dia da frutinha quando no momento do lanche, fomos contemplados pela mãe do aluno Luiz Guilherme com uma cesta cheia de guloseimas: sucos, frutinhas e bolo. Na mesma semana tivemos mais uma novidade, a Luma trouxe um fantoche com os personagens da história da Chapeuzinho Vermelho. Logo, associamos a sua cesta com a do Luiz Guilherme, o que nos proporcionou um novo trabalho, que teve como foco a observação e degustação de alguns alimentos importantes para ficarmos fortinhos e crescermos.
Objetivo
Experimentar as frutas, entre outros alimentos saudáveis de forma natural, para que adquiram novos hábitos alimentares, desenvolvendo capacidades ligadas à identificação de atributos como formas, texturas, tamanhos, sabores, cheiros e cores.
Professoras: Márcia, Magna e Cintia.
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Canta Cantiga
Tema: Amigos da água
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante a semana de adaptação, após um divertido banho de piscina para refrescar a nossa tarde. Como os bichinhos que estavam na água chamaram a atenção da turminha, direcionamos o nosso trabalho para o conhecimento de musiquinhas e brincadeiras envolvendo os animaizinhos que vivem na água.
Objetivo
Ampliar a linguagem oral e os movimentos psicomotores, através de atividades lúdicas que despertem a curiosidade e a fantasia.
Professoras: Talita e Romilda.
2° Trimestre
Projeto: Meu corpo em movimento!
Tema: Vamos brincar?!
O nosso projetinho surgiu após a Festa Junina, onde as crianças ainda empolgadas com a música da apresentação cantarolavam diariamente o trechinho: “vamos brincar, vamos rodar, bater as mãos, vamos pular…”. Com isso, aproveitamos e direcionamos o nosso trabalho, para o conhecimento do nosso corpinho.
Objetivos
Conhecer o seu corpo, ampliando o domínio dos movimentos psicomotores de forma lúdica, envolvendo músicas, brinquedos, brincadeiras e histórias.
Professoras: Talita e Carla.
3° Trimestre
Projeto: Alimentação
Tema: “A Cesta da Chapeuzinho”
Como surgiu?
O nosso projetinho surgiu através da culminância do nosso último trabalho, em que nos deliciamos com espetinhos de frutas, trazidos pelas professoras dentro de uma linda cesta. Como em seguida, tivemos mais uma novidade, a Maitê trouxe um fantoche com os personagens e alguns acessórios da história da Chapeuzinho Vermelho, logo, associamos a sua cesta com a das professoras, o que nos proporcionou novas descobertas, envolvendo a observação e degustação de alguns alimentos importantes para ficarmos fortinhos e crescermos saudáveis, destacando as frutas.
Objetivo
Experimentar as frutas, entre outros alimentos saudáveis de forma natural, para que adquiram novos hábitos alimentares, desenvolvendo capacidade ligadas a identificação de atributos como formas, texturas, sabores, cheiros e cores.
Professoras: Talita e Cíntia.
Manhã
1° Trimestre
Projeto: “Contos, cantos e encantos”.
Tema: “Contos clássicos”.
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante a semana de adaptação, quando resgatamos alguns contos clássicos, a fim de proporcionar um ambiente acolhedor e uma aproximação mais significativa entre todos. O encantamento foi tanto, que direcionamos o nosso trabalho para o conhecimento dos contos, enriquecendo nossas aulas com dramatização, músicas, brincadeiras e atividades voltadas para os mesmos.
Objetivo
Socializar-se e vevenciar experiências que despertem a curiosidade, a criatividade e a fantasia.
Professoras: Plínia e Niltiane.
2° Trimestre
Projeto: Alimentação e desenvolvimento
Tema: “Verde que te quero verde.”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu após o chá dos contos, quando a casa verde, confeccionada por nós com frutas e legumes permaneceu intacta, tendo todos preferido saborear a casa de doses. Daí, percebemos a necessidade de focarmos nosso trabalho para a importância do verde para uma vida mais saudável.
Objetivos
Conscientizar-se sobre o valor do verde na nossa vida, destacando a alimentação e o meio ambiente.
Professoras: Plínia e Niltiane.
3° Trimestre
Projeto: Conhecendo meu corpo
Tema: “No mundo das sensações”
Nosso projeto surgiu durante a apresentação do vídeo dos melhores momentos do trimestre anterior. Eufóricos em se verem na tela insistiram que reprisássemos diversas vezes. Aguçados com as imagens, focamos quais as partes usamos para vê-las e também ouvir a música de fundo. A partir daí, paramos, observamos o nosso corpinho e direcionamos o novo trabalho para o conhecimento do mesmo, destacando os sentidos.
Objetivo
Descobrir algumas partes do corpo humano, suas capacidades de movimento, funções e sentidos.
Professoras: Plínia e Niltiane.
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Contos e cantos que encantam
Tema: “O Mundo do era uma vez…”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante a semana de adaptação, quando resgatamos alguns contos clássicos, a fim de proporcionar um ambiente acolhedor e uma aproximação mais significativa entre todos. O encantamento foi tanto, que direcionamos o nosso trabalho para o conhecimento dos contos, enriquecendo nossas aulas com dramatizações, músicas, brincadeiras e atividades voltadas para os mesmos.
Objetivo
Socializar-se e vivenciar experiências que despertem a curiosidade, a criatividade e a fantasia.
Professoras: Fernanda e Franciane
2° Trimestre
Projeto: Conhecendo os insetos do jardim
Tema: “O segredo da borboleta”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu quando recebemos a visita de uma borboleta em nossa salinha. Após todos a observarem, cantamos a música da borboletinha e combinamos de soltá-la no pátio. Diante da empolgação da turma, fomos à busca de informções sobre a mesma, visando maior conhecimento de alguns insetos e sua alimentação comparando-a com a nossa.
Objetivos
Conhecer alguns insetos, sua alimentação , tendo como destaque a borboleta e o seu ciclo de vida, visando os benefícios de se preservar o meio ambiente para uma vida mais saudável.
Professoras: Fernanda e Franciane
3° Trimestre
Projeto: Conhecendo meu corpo
Tema: “O corpo em ação”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante a visualização das fotos dos melhores momentos do trimestre anterior, expostas na Feira de Conhecimento. Eufóricos ao se identificarem e aguçados com as imagens, focamos qual a parte usamos para vê-las. A partir daí, paramos, observamos o nosso corpinho e direcionamos o novo trabalho para o conhecimento do mesmo, destacando os sentidos.
Objetivo
Descobrir algumas partes do corpo humano, suas capacidades de movimento, funções e sentidos.
Professoras: Fernanda e Franciane
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Pequenos Cientistas.
Tema: “Nossas descobertas com o Teco”.
Como surgiu?
O Nosso projeto surgiu em uma das primeiras semanas de aula, através da novidade do amigo João Vitor: um lagarto da espécie Teiú, que apareceu em sua casa. Como foi observado o interesse e curiosidade dos alunos pelo animal, aproveitamos para registrar o conhecimento prévio de cada um sobre o mesmo e a partir daí, direcionamos o nosso trabalho em busca de maiores informações sobre alguns répteis, entre outras curiosidades da turma.
Objetivo
Coletar dados sobre o lagarto, entre outros répteis, por meios de pesquisas, observações e atividades lúdicas, estabelecendo relações dos seus modos de vida com o nosso.
Professoras: Daniele e Isabela
2° Trimestre
Projeto: De olho no trânsito!
Tema: “Transportando o conhecimento”.
Como surgiu?
O nosso projeto surgiu após a visita ao Corpo de Bombeiros, devido a empolgação dos alunos ao serem transportados por uma Van Escolar até o local e por andarem no caminhão do Bombeiro. Aproveitamos e niciamos uma busca de informações sobre os meios de transporte, enfocando a importância dos mesmos no nosso cotidiano e os cuidados que devemos ter no trânsito.
Objetivo
Ampliar o conhecimento dos diferentes meios de transportes existentes e suas finalidades, conscientizando-se da importância das regras de trânsito para maior segurança das nossas vidas.
Professoras: Daniele e Isabela
 
3° Trimestre
Projeto: Era uma vez…
Tema: “Mais cores e mais sabores”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu no momento em que confeccionávamos uma árvore para comemorar o seu dia e o aluno Angelo relatou que a mesma parecia com uma macieira. A partir daí, conversamos sobre a maçã e a importância de comermos frutas. Como estava se aproximando a semana da criança que abrangeu como tema: “No mundo encantado do Pluz”, apresentamos a história da Branca de Neve, pois envolve a mesma fruta, a qual deu direcionamento ao nosso novo trabalho, que teve como foco a experimentação e observação de algumas frutas, a fim de adquirirmos hábitos alimentares mais saudáveis.
Objetivos
Conhecer e experimentar alimentos de forma natural, estabelecendo relações quanto à identificação de formas, texturas, tamanhos, quantidades, cores e sabores.
Professoras: Daniele e Isabela
 
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Nossas descobertas.
Tema: “Dona aranha”.
Como surgiu?
Para maior socialização da turma, realizamos algumas brincadeiras nos primeiros dias de aula e também conhecemos os brinquedos enviados no dia da novidade. Como foi observado o interesse dos alunos pelo brinquedo do amigo Arthur Rocha, que era uma aranha, aproveitamos para registrarmos o conhecimento prévio de cada um sobre a mesma e a partir daí, direcionamos o nosso trabalho em busca de maiores informações sobre o animal, entre outras curiosidades da turma.
Objetivos
Coletar dados sobre aranha por meios de pesquisas, observações e atividades lúdicas, estabelecendo relações do seu modo de vida com o nosso.
Porfessoras: Thatyanne e Gabriella.
2° Trimestre
Projeto: De olho no trânsito!
Tema: “Transportando curiosidades”.
Como surgiu?
Ao avaliarmos o nosso primeiro trabalho, notamos o interesse dos alunos pela visita do carteiro à nossa escola, onde conhecemos a sua moto. Como em seguida a Maitê trouxe uma carruagem de brinquedo, aproveitamos e iniciamos uma busca de informações sobre os meios de transportes utilizados antigamente, comparando-os com os dos tempos de hoje, enfocando a importância dos mesmos no nosso cotidiano e os cuidados que devemos ter no trânsito.
Objetivo
Ampliar o conhecimento dos diferentes meios de transporte s existentes e suas finalidades, conscientizando-se da importância das regras de trânsito para maior segurança das nossas vidas.
Professoras: Thatyanne e Gabriella.
 
3° Trimestre
Projeto: Era uma vez…
Tema: “Muitos sabores e diversas cores”.
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu no momento em que conversamos sobre o dia da árvore e a amiga Melina comentou que a mesma nos dá muitas frutinhas saborosas. A partir daí, conversamos sobre a importância de comermos frutas, fizemos um histograma para sabermos a preferência da turma e a maioria relatou que era a maçã. Como estava se aproximando a semana da criança que abrangeu como tema: “No mundo encantado do Pluz”, apresentamos a história da Branca de Neve, pois a mesma envolve a mesma fruta, a qual deu direcionamento ao nosso trabalho, que teve como foco a experimentação e observação de algumas frutas, a fim de adquirirmos hábitos mais saudáveis.
Objetivo
Conhecer e experimentar alimentos de forma natural, estabelecendo relações quanto à identificação de formas, texturas, tamanhos, quantidade, cores e sabores.
Professoras: Thatyanne e Magna.
 
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Nossas Descobertas
Tema: “As aventuras do SUPERCÃO”.
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante o período de adaptação, quando cada aluno relatou suas novidades, para maior socialização da turma. Neste momento, o amigo Marcos comentou que achou uma cachorrinha na escola e a levou para casa e rapidamente alguns amigos relataram que também tinham um cachorrinho. Como foi observado o interesse e curiosidade da turma pelo animal, direcionamos o nosso trabalho em busca de informações sobre o mesmo, entre outras curiosidades da turma.
Objetivo
Socializar-se e vivenciar experiências através observações e atividades lúdicas, estabelecendo relações do modo de vida de alguns animais com o nosso.
Professora: Elisângela (Lili) e Fernanda
2° Trimestre
Projeto: Oficina das Brincadeiras
Tema: “Bamboleando”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante os ensaios para a dança da Festa Caipira, onde usamos o bambolê como acessório, que nos auxiliou nos movimentos corporais. Devido o entusiasmo dos alunos ao manusear o bambolê, fomos à busca de informações sobre o mesmo, entre outros brinquedos, alguns jogos e brincadeiras, enfatizando de forma lúdica e prazerosa regras e valores importantes na formação do ser humano.
Objetivos
Ampliar o conhecimento de alguns brinquedos, jogos e brincadeiras que fazem parte da cultura popular.
Professora: Elisângela (Lili) e Fernanda
 
3° Trimestre
Projeto: Histórias, muitas histórias
Tema: “Cantos e encantos”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu após a culminância do nosso trabalho anterior, onde eufóricos com a nossa brinquedoteca, entre diversos brinquedos, encontramos um dos personagens da história “A Bela e a Fera”. Neste momento, trocamos várias informações sobre a mesma e com isso, aproveitamos o tema da semana da criança e tivemos a ideia de transformarmos a nossa sala em um majestoso castelo, destacando os personagens deste belo conto. A fim de aguçarmos o gosto pela leitura, iniciamos o novo projeto enfatizando os diferentes recursos que podemos utilizar para contarmos e apreciarmos as histórias.
Objetivo
Conhecer diversas formas de compreendermos as histórias, enfatizando a sua importância como fonte de conhecimento e de prazer, aguçando a curiosidade, a imaginação e a reflexão.
Professora: Elisângela (Lili) e Fernanda
 
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Nossas Descobertas
Tema: “As aventuras com a lupa!”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante a semana de adaptação, quando fomos conhecer as dependências da escola, a fim de proporcionar um ambiente mais acolhedor e maior familiarização dos alunos com o espaço. Como ao chegar ao Laboratório de Ciências o que mais chamou bastante atenção de todos foi uma lupa, pois aumentava os objetos, levamos o instrumento para a sala e através dele passamos a observar as novidades sugeridas na nossa turma.
Objetivo
Vivenciar experiências através de observações e atividades lúdicas, aguçando a curiosidade e a reflexão em busca dos conhecimentos sobre si e o mesmo que o cerca.
Professora: Amanda e Silvana
2° Trimestre
Projeto: Oficina das Brincadeiras
Tema: “Bamboleando”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante os ensaios para a dança da Festa Caipira, onde usamos o bambolê como acessório, que nos auxiliou nos movimentos corporais. Devido o entusiasmo dos alunos ao manusear o bambolê, fomos à busca de informações sobre o mesmo, entre outros brinquedos, alguns jogos e brincadeiras, enfatizando de forma lúdica e prazerosa regras e valores importantes na formação do ser humano.
Objetivos
Ampliar o conhecimento de alguns brinquedos, jogos e brincadeiras que fazem parte da cultura popular.
Professora: Amanda e Cinara
3° Trimestre
Projeto: Histórias, muitas histórias!
Tema: “Cantos e encantos”
Como surgiu?
Nosso projeto teve início com a novidade da professora que trouxe uma caixa com uma surpresa e com muito suspense pediu que a turma adivinhasse o que teria dentro dela. Eufóricos, depois de muitas sugestões, descobriram que era um livro do conto “A Bela e a Fera”. Após a leitura do mesmo, trocamos várias informações e como a semana da criança estava se aproximando contextualizamos com tema, tivemos a ideia de transformarmos a nossa sala em um majestoso castelo, destacando os personagens deste belo conto. A fim de aguçarmos o gosto pela leitura, iniciamos o novo projeto enfatizando os diferentes recursos que podemos utilizar para contarmos, apreciarmos as histórias e as emoções que nos transmitem.
Objetivo
Conhecer diversas formas de compreendermos as histórias, enfatizando a sua importância como fonte de conhecimento e de prazer, aguçando a curiosidade, a imaginação e a reflexão.
Professora: Amanda e Cinara
 
 
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Brincando e cantando também se aprende.
Tema: A importância do ato de ler e escrever de forma lúdica.
Como surgiu?
Nosso projeto teve início após algumas brincadeiras, realizadas para maior acolhimento e socialização dos alunos. A partir do interesse e o envolvimento da turma, direcionamos o foco do nosso trabalho para o conhecimento de algumas brincadeiras cantadas, explorando letras, números, entre outros símbolos gráficos que fazem parte deste mundo letrado.
Objetivo
Ampliar o conhecimento da leitura e da escrita de forma lúdica, através do contato com a diversidade dos gêneros textuais, presentes nas brincadeiras, músicas e dramatizações, resgatando e valorizando a cultura popular brasileira.
Professora: Cinthia Amancio
2° Trimestre
Projeto: Diversas maneiras de ver o mundo
Tema: A turma que aprendeu a ver!
Como surgiu?
Ainda envolvidos com as brincadeiras realizadas no projeto anterior, percebemos o envolvimento da turma com a brincadeira da cabra-cega, onde os alunos com os olhos vendados tiveram a sensação de como é não poder enxergar o que está a sua volta, aguçando alguns questionamentos sobre a visão. Após este momento, direcionamos o foco do nosso trabalho para o conhecimento de diferentes maneiras de ver o mundo.
Objetivo
Perceber e utilizar diferentes formas de linguagens e sua importância para o desenvolvimento da leitura e da escrita, como forma de compreender o mundo ao seu redor.
Professora: Cinthia Amancio e Nathalia
 
3° Trimestre
Projeto: No mundo do faz de conta.
Tema: 1, 2, 3 … Era uma vez…
Como surgiu?
O nosso trabalho surgiu após a Feira de Conhecimento ao reprisarmos o tema do projeto anterior sobre as diferentes formas de ver o mundo. Como ao dialogarmos sobre as nossas descobertas, os alunos retrataram que utilizamos a visão também para aprendermos a ler, neste momento, conhecemos a história: “O menino que aprendeu a ver”, de Ruth Rocha. A fim de aguçarmos o gosto pela leitura, contextualizamos o tema da semana da criança, enfatizando os contos de fada e iniciamos o novo projeto com os diferentes gêneros textuais, envolvendo a importância do ato de ler, que além de poder ser usado como obtenção de informações, pode ser muito prazeroso, fantástico e lúdico.
Objetivo
Solidificar o processo da leitura e da escrita, desenvolvendo a imaginação e a criatividade de forma contextualizada e interdisciplinar.
Professoras: Cinthia Amancio e Nathalia
Tarde
B1
1° Trimestre
Projeto: A importância do ato de ler e escrever de forma lúdica
Tema: Brincando e compartilhando novos saberes
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu em uma de nossas rodas de conversas, quando o amigo Samuel relatou que conhecia muitas cantigas de roda, então para maior acolhimento e socialização dos alunos, realizamos algumas brincadeiras cantadas e a partir do envolvimento da turma, direcionamos nosso trabalho para o conhecimento das cantigas de roda, explorando letras, números, entre outros símbolos gráficos que fazem parte deste mundo letrado.
Objetivo
Ampliar o conhecimento da leitura e da escrita de forma lúdica, através do contato com a diversidade dos gêneros textuais presentes nas brincadeiras, cantigas e dramatizações, resgatando e valorizando a cultura popular brasileira.
Professora: Isabel e Aline
2° Trimestre
Projeto: Diversas maneiras de ver o mundo
Tema: “Um Mundo para todos”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu em uma de nossas rodas de conversas, quando após cantarmos a cantiga “Ciranda Cirandinha” relacionada ao projeto anterior, lançamos informações sobre a origem portuguesa das cirandas e conhecemos a cantiga “Flor de Maravilha”. Em seguida, a amiga Anna Clara relatou que seus avós são de Portugal e ao perceber o envolvimento da turma com elementos de outras culturas e dada a proximidade da festa junina, direcionamos o trabalho para percepção dessas manifestações culturais, bem como o uso da leitura e da escrita para atribuir significado a sua realidade.
Objetivo
Perceber e utilizar diferentes formas de linguagens e sua importância para o desenvolvimento da leitura e da escrita, como forma de compreender o mundo ao seu redor.
Professora: Carla
 
3° Trimestre
Projeto: No mundo do faz de conta.
Tema: Quem conta, reconta!
Como surgiu?
O nosso trabalho surgiu após a Feira de Conhecimento ao reprisarmos o tema do projeto anterior sobre as diferentes formas de ver o mundo. Como ao dialogarmos sobre as nossas descobertas, os alunos retrataram que utilizamos a visão também para aprendermos a ler, neste momento, conhecemos a história: “O menino que aprendeu a ver”, de Ruth Rocha. A fim de aguçarmos o gosto pela leitura, contextualizamos o tema da semana da criança, enfatizando os contos de fada e iniciamos o novo projeto com os diferentes gêneros textuais, envolvendo a importância do ato de ler, que além de poder ser usado como obtenção de informações, pode ser muito prazeroso, fantástico e lúdico.
Objetivo
Solidificar o processo da leitura e da escrita, desenvolvendo a imaginação e a criatividade de forma contextualizada e interdisciplinar.
Professoras: Cinthia Amancio e Mariane
B2
1° Trimestre
Projeto: A importância do ato de ler e escrever de forma lúdica
Tema: “Viajando pelo espaço do conhecimento”.
Como surgiu?
Nosso projeto teve início no retorno das aulas, onde cada um relatou uma novidade, proporcionando maior socialização da turma. Neste momento, surgiram alguns comentários sobre o meteoro que havia passado pela Rússia, então trocamos algumas informações e registramos o nosso conhecimento prévio sobre o assunto. A partir do envolvimento e curiosidade da turma, direcionamos o foco do nosso trabalho para o conhecimento do sistema solar, através de atividades lúdicas, envolvendo letras, números, entre outros símbolos gráficos que fazem parte deste mundo letrado.
Objetivo
Ampliar o conhecimento da leitura e da escrita de forma lúdica, através do contato com a diversidade dos gêneros textuais, presentes no nosso cotidiano.
Professora: Gisele
 
2° Trimestre
Projeto: Diversas maneiras de ver o mundo.
Tema: “Descobrindo o mundo através dos sentidos”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu após os relatos da festa junina sobre o que cada um gostou de comer. Em seguida, a professora fez uma cirurgia para extrair um dente e trouxe para a turma visualizar, o que gerou um questionamento de como ela iria comer e sentir o gosto dos alimentos. Com isso, partimos em busca de informações sobre o paladar, ampliando para o conhecimento dos demais sentidos, visando aguçar as percepções diante das diversas formas de apreciarmos o mundo a nossa volta.
Objetivos
Perceber e utilizar diferentes formas de linguagens e sua importância para o desenvolvimento da leitura e da escrita, como forma de compreender o mundo ao seu redor.
Professora: Gisele
 
3° Trimestre
Projeto: No mundo encantado da leitura e da escrita.
Tema: Quem conta… Reconta.
Como surgiu?
O nosso projeto surgiu após a Feira de Conhecimento ao reprisarmos o trabalho anterior sobre as diferentes formas de ver o mundo. Como ao dialogarmos sobre as nossas descobertas, relataram que utilizamos a visão também para aprendermos a ler, neste momento, conhecemos a história: “O menino que aprendeu a ver”, de Ruth Rocha. A fim de aguçarmos o gosto pela leitura, contextualizamos o tema da Semana da Criança, enfatizando os contos de fada e iniciamos o novo projeto com os diferentes gêneros textuais, envolvendo a importância do ato de ler, que além de poder ser usado como obtenção de informações, pode ser muito prazeroso, fantástico e lúdico.
Objetivo
Solidificar o processo da leitura e da escrita, desenvolvendo a imaginação e a criatividade, despertando assim, sua curiosidade e a reflexão em busca de novos conhecimentos.
Professora: Gisele e Marianne.
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Cantarolando com os bichos.
Tema: “Amigos da água”.
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante a semana de adaptação, após um divertido banho de piscina para refrescar a nossa manhã. Como os bichinhos que estavam na água chamaram a atenção da turminha, direcionamos o nosso trabalho para o conhecimento de musiquinhas e brincadeiras envolvendo os animaizinhos que vivem na água.
Objetivo
Ampliar a linguagem oral e os movimentos psicomotores, através de atividades lúdicas que despertam a curiosidade e a fantasia.
Professoras: Márcia e Magna.
2° Trimestre
Projeto: Meu corpo em movimento
Tema: Vamos brincar!
Como surgiu?
O nosso projetinho surgiu após a Festa Junina, onde as crianças ainda empolgadas com a música da apresentação cantarolavam diariamente o trechinho: “vamos brincar, vamos rodar, bater as mãos, vamos pular…”. Com isso, aproveitamos e direcionamos o nosso trabalho, para o conhecimento do nosso corpinho.
Objetivos
Conhecer o seu corpo, ampliando o domínio dos movimentos psicomotores de forma lúdica, envolvendo músicas, brinquedos, brincadeiras e histórias.
Professoras: Márcia e Magna.
3° Trimestre
Projeto: Alimentação
Tema: A Cesta do Maternal
Como surgiu?
O nosso projetinho surgiu no dia da frutinha quando no momento do lanche, fomos contemplados pela mãe do aluno Luiz Guilherme com uma cesta cheia de guloseimas: sucos, frutinhas e bolo. Na mesma semana tivemos mais uma novidade, a Luma trouxe um fantoche com os personagens da história da Chapeuzinho Vermelho. Logo, associamos a sua cesta com a do Luiz Guilherme, o que nos proporcionou um novo trabalho, que teve como foco a observação e degustação de alguns alimentos importantes para ficarmos fortinhos e crescermos.
Objetivo
Experimentar as frutas, entre outros alimentos saudáveis de forma natural, para que adquiram novos hábitos alimentares, desenvolvendo capacidades ligadas à identificação de atributos como formas, texturas, tamanhos, sabores, cheiros e cores.
Professoras: Márcia, Magna e Cintia.
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Canta Cantiga
Tema: Amigos da água
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante a semana de adaptação, após um divertido banho de piscina para refrescar a nossa tarde. Como os bichinhos que estavam na água chamaram a atenção da turminha, direcionamos o nosso trabalho para o conhecimento de musiquinhas e brincadeiras envolvendo os animaizinhos que vivem na água.
Objetivo
Ampliar a linguagem oral e os movimentos psicomotores, através de atividades lúdicas que despertem a curiosidade e a fantasia.
Professoras: Talita e Romilda.
2° Trimestre
Projeto: Meu corpo em movimento!
Tema: Vamos brincar?!
O nosso projetinho surgiu após a Festa Junina, onde as crianças ainda empolgadas com a música da apresentação cantarolavam diariamente o trechinho: “vamos brincar, vamos rodar, bater as mãos, vamos pular…”. Com isso, aproveitamos e direcionamos o nosso trabalho, para o conhecimento do nosso corpinho.
Objetivos
Conhecer o seu corpo, ampliando o domínio dos movimentos psicomotores de forma lúdica, envolvendo músicas, brinquedos, brincadeiras e histórias.
Professoras: Talita e Carla.
3° Trimestre
Projeto: Alimentação
Tema: “A Cesta da Chapeuzinho”
Como surgiu?
O nosso projetinho surgiu através da culminância do nosso último trabalho, em que nos deliciamos com espetinhos de frutas, trazidos pelas professoras dentro de uma linda cesta. Como em seguida, tivemos mais uma novidade, a Maitê trouxe um fantoche com os personagens e alguns acessórios da história da Chapeuzinho Vermelho, logo, associamos a sua cesta com a das professoras, o que nos proporcionou novas descobertas, envolvendo a observação e degustação de alguns alimentos importantes para ficarmos fortinhos e crescermos saudáveis, destacando as frutas.
Objetivo
Experimentar as frutas, entre outros alimentos saudáveis de forma natural, para que adquiram novos hábitos alimentares, desenvolvendo capacidade ligadas a identificação de atributos como formas, texturas, sabores, cheiros e cores.
Professoras: Talita e Cíntia.
Manhã
1° Trimestre
Projeto: “Contos, cantos e encantos”.
Tema: “Contos clássicos”.
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante a semana de adaptação, quando resgatamos alguns contos clássicos, a fim de proporcionar um ambiente acolhedor e uma aproximação mais significativa entre todos. O encantamento foi tanto, que direcionamos o nosso trabalho para o conhecimento dos contos, enriquecendo nossas aulas com dramatização, músicas, brincadeiras e atividades voltadas para os mesmos.
Objetivo
Socializar-se e vevenciar experiências que despertem a curiosidade, a criatividade e a fantasia.
Professoras: Plínia e Niltiane.
2° Trimestre
Projeto: Alimentação e desenvolvimento
Tema: “Verde que te quero verde.”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu após o chá dos contos, quando a casa verde, confeccionada por nós com frutas e legumes permaneceu intacta, tendo todos preferido saborear a casa de doses. Daí, percebemos a necessidade de focarmos nosso trabalho para a importância do verde para uma vida mais saudável.
Objetivos
Conscientizar-se sobre o valor do verde na nossa vida, destacando a alimentação e o meio ambiente.
Professoras: Plínia e Niltiane.
3° Trimestre
Projeto: Conhecendo meu corpo
Tema: “No mundo das sensações”
Nosso projeto surgiu durante a apresentação do vídeo dos melhores momentos do trimestre anterior. Eufóricos em se verem na tela insistiram que reprisássemos diversas vezes. Aguçados com as imagens, focamos quais as partes usamos para vê-las e também ouvir a música de fundo. A partir daí, paramos, observamos o nosso corpinho e direcionamos o novo trabalho para o conhecimento do mesmo, destacando os sentidos.
Objetivo
Descobrir algumas partes do corpo humano, suas capacidades de movimento, funções e sentidos.
Professoras: Plínia e Niltiane.
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Contos e cantos que encantam
Tema: “O Mundo do era uma vez…”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante a semana de adaptação, quando resgatamos alguns contos clássicos, a fim de proporcionar um ambiente acolhedor e uma aproximação mais significativa entre todos. O encantamento foi tanto, que direcionamos o nosso trabalho para o conhecimento dos contos, enriquecendo nossas aulas com dramatizações, músicas, brincadeiras e atividades voltadas para os mesmos.
Objetivo
Socializar-se e vivenciar experiências que despertem a curiosidade, a criatividade e a fantasia.
Professoras: Fernanda e Franciane
2° Trimestre
Projeto: Conhecendo os insetos do jardim
Tema: “O segredo da borboleta”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu quando recebemos a visita de uma borboleta em nossa salinha. Após todos a observarem, cantamos a música da borboletinha e combinamos de soltá-la no pátio. Diante da empolgação da turma, fomos à busca de informções sobre a mesma, visando maior conhecimento de alguns insetos e sua alimentação comparando-a com a nossa.
Objetivos
Conhecer alguns insetos, sua alimentação , tendo como destaque a borboleta e o seu ciclo de vida, visando os benefícios de se preservar o meio ambiente para uma vida mais saudável.
Professoras: Fernanda e Franciane
3° Trimestre
Projeto: Conhecendo meu corpo
Tema: “O corpo em ação”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante a visualização das fotos dos melhores momentos do trimestre anterior, expostas na Feira de Conhecimento. Eufóricos ao se identificarem e aguçados com as imagens, focamos qual a parte usamos para vê-las. A partir daí, paramos, observamos o nosso corpinho e direcionamos o novo trabalho para o conhecimento do mesmo, destacando os sentidos.
Objetivo
Descobrir algumas partes do corpo humano, suas capacidades de movimento, funções e sentidos.
Professoras: Fernanda e Franciane
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Pequenos Cientistas.
Tema: “Nossas descobertas com o Teco”.
Como surgiu?
O Nosso projeto surgiu em uma das primeiras semanas de aula, através da novidade do amigo João Vitor: um lagarto da espécie Teiú, que apareceu em sua casa. Como foi observado o interesse e curiosidade dos alunos pelo animal, aproveitamos para registrar o conhecimento prévio de cada um sobre o mesmo e a partir daí, direcionamos o nosso trabalho em busca de maiores informações sobre alguns répteis, entre outras curiosidades da turma.
Objetivo
Coletar dados sobre o lagarto, entre outros répteis, por meios de pesquisas, observações e atividades lúdicas, estabelecendo relações dos seus modos de vida com o nosso.
Professoras: Daniele e Isabela
2° Trimestre
Projeto: De olho no trânsito!
Tema: “Transportando o conhecimento”.
Como surgiu?
O nosso projeto surgiu após a visita ao Corpo de Bombeiros, devido a empolgação dos alunos ao serem transportados por uma Van Escolar até o local e por andarem no caminhão do Bombeiro. Aproveitamos e niciamos uma busca de informações sobre os meios de transporte, enfocando a importância dos mesmos no nosso cotidiano e os cuidados que devemos ter no trânsito.
Objetivo
Ampliar o conhecimento dos diferentes meios de transportes existentes e suas finalidades, conscientizando-se da importância das regras de trânsito para maior segurança das nossas vidas.
Professoras: Daniele e Isabela
 
3° Trimestre
Projeto: Era uma vez…
Tema: “Mais cores e mais sabores”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu no momento em que confeccionávamos uma árvore para comemorar o seu dia e o aluno Angelo relatou que a mesma parecia com uma macieira. A partir daí, conversamos sobre a maçã e a importância de comermos frutas. Como estava se aproximando a semana da criança que abrangeu como tema: “No mundo encantado do Pluz”, apresentamos a história da Branca de Neve, pois envolve a mesma fruta, a qual deu direcionamento ao nosso novo trabalho, que teve como foco a experimentação e observação de algumas frutas, a fim de adquirirmos hábitos alimentares mais saudáveis.
Objetivos
Conhecer e experimentar alimentos de forma natural, estabelecendo relações quanto à identificação de formas, texturas, tamanhos, quantidades, cores e sabores.
Professoras: Daniele e Isabela
 
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Nossas descobertas.
Tema: “Dona aranha”.
Como surgiu?
Para maior socialização da turma, realizamos algumas brincadeiras nos primeiros dias de aula e também conhecemos os brinquedos enviados no dia da novidade. Como foi observado o interesse dos alunos pelo brinquedo do amigo Arthur Rocha, que era uma aranha, aproveitamos para registrarmos o conhecimento prévio de cada um sobre a mesma e a partir daí, direcionamos o nosso trabalho em busca de maiores informações sobre o animal, entre outras curiosidades da turma.
Objetivos
Coletar dados sobre aranha por meios de pesquisas, observações e atividades lúdicas, estabelecendo relações do seu modo de vida com o nosso.
Porfessoras: Thatyanne e Gabriella.
2° Trimestre
Projeto: De olho no trânsito!
Tema: “Transportando curiosidades”.
Como surgiu?
Ao avaliarmos o nosso primeiro trabalho, notamos o interesse dos alunos pela visita do carteiro à nossa escola, onde conhecemos a sua moto. Como em seguida a Maitê trouxe uma carruagem de brinquedo, aproveitamos e iniciamos uma busca de informações sobre os meios de transportes utilizados antigamente, comparando-os com os dos tempos de hoje, enfocando a importância dos mesmos no nosso cotidiano e os cuidados que devemos ter no trânsito.
Objetivo
Ampliar o conhecimento dos diferentes meios de transporte s existentes e suas finalidades, conscientizando-se da importância das regras de trânsito para maior segurança das nossas vidas.
Professoras: Thatyanne e Gabriella.
 
3° Trimestre
Projeto: Era uma vez…
Tema: “Muitos sabores e diversas cores”.
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu no momento em que conversamos sobre o dia da árvore e a amiga Melina comentou que a mesma nos dá muitas frutinhas saborosas. A partir daí, conversamos sobre a importância de comermos frutas, fizemos um histograma para sabermos a preferência da turma e a maioria relatou que era a maçã. Como estava se aproximando a semana da criança que abrangeu como tema: “No mundo encantado do Pluz”, apresentamos a história da Branca de Neve, pois a mesma envolve a mesma fruta, a qual deu direcionamento ao nosso trabalho, que teve como foco a experimentação e observação de algumas frutas, a fim de adquirirmos hábitos mais saudáveis.
Objetivo
Conhecer e experimentar alimentos de forma natural, estabelecendo relações quanto à identificação de formas, texturas, tamanhos, quantidade, cores e sabores.
Professoras: Thatyanne e Magna.
 
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Nossas Descobertas
Tema: “As aventuras do SUPERCÃO”.
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante o período de adaptação, quando cada aluno relatou suas novidades, para maior socialização da turma. Neste momento, o amigo Marcos comentou que achou uma cachorrinha na escola e a levou para casa e rapidamente alguns amigos relataram que também tinham um cachorrinho. Como foi observado o interesse e curiosidade da turma pelo animal, direcionamos o nosso trabalho em busca de informações sobre o mesmo, entre outras curiosidades da turma.
Objetivo
Socializar-se e vivenciar experiências através observações e atividades lúdicas, estabelecendo relações do modo de vida de alguns animais com o nosso.
Professora: Elisângela (Lili) e Fernanda
2° Trimestre
Projeto: Oficina das Brincadeiras
Tema: “Bamboleando”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante os ensaios para a dança da Festa Caipira, onde usamos o bambolê como acessório, que nos auxiliou nos movimentos corporais. Devido o entusiasmo dos alunos ao manusear o bambolê, fomos à busca de informações sobre o mesmo, entre outros brinquedos, alguns jogos e brincadeiras, enfatizando de forma lúdica e prazerosa regras e valores importantes na formação do ser humano.
Objetivos
Ampliar o conhecimento de alguns brinquedos, jogos e brincadeiras que fazem parte da cultura popular.
Professora: Elisângela (Lili) e Fernanda
 
3° Trimestre
Projeto: Histórias, muitas histórias
Tema: “Cantos e encantos”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu após a culminância do nosso trabalho anterior, onde eufóricos com a nossa brinquedoteca, entre diversos brinquedos, encontramos um dos personagens da história “A Bela e a Fera”. Neste momento, trocamos várias informações sobre a mesma e com isso, aproveitamos o tema da semana da criança e tivemos a ideia de transformarmos a nossa sala em um majestoso castelo, destacando os personagens deste belo conto. A fim de aguçarmos o gosto pela leitura, iniciamos o novo projeto enfatizando os diferentes recursos que podemos utilizar para contarmos e apreciarmos as histórias.
Objetivo
Conhecer diversas formas de compreendermos as histórias, enfatizando a sua importância como fonte de conhecimento e de prazer, aguçando a curiosidade, a imaginação e a reflexão.
Professora: Elisângela (Lili) e Fernanda
 
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Nossas Descobertas
Tema: “As aventuras com a lupa!”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante a semana de adaptação, quando fomos conhecer as dependências da escola, a fim de proporcionar um ambiente mais acolhedor e maior familiarização dos alunos com o espaço. Como ao chegar ao Laboratório de Ciências o que mais chamou bastante atenção de todos foi uma lupa, pois aumentava os objetos, levamos o instrumento para a sala e através dele passamos a observar as novidades sugeridas na nossa turma.
Objetivo
Vivenciar experiências através de observações e atividades lúdicas, aguçando a curiosidade e a reflexão em busca dos conhecimentos sobre si e o mesmo que o cerca.
Professora: Amanda e Silvana
2° Trimestre
Projeto: Oficina das Brincadeiras
Tema: “Bamboleando”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante os ensaios para a dança da Festa Caipira, onde usamos o bambolê como acessório, que nos auxiliou nos movimentos corporais. Devido o entusiasmo dos alunos ao manusear o bambolê, fomos à busca de informações sobre o mesmo, entre outros brinquedos, alguns jogos e brincadeiras, enfatizando de forma lúdica e prazerosa regras e valores importantes na formação do ser humano.
Objetivos
Ampliar o conhecimento de alguns brinquedos, jogos e brincadeiras que fazem parte da cultura popular.
Professora: Amanda e Cinara
3° Trimestre
Projeto: Histórias, muitas histórias!
Tema: “Cantos e encantos”
Como surgiu?
Nosso projeto teve início com a novidade da professora que trouxe uma caixa com uma surpresa e com muito suspense pediu que a turma adivinhasse o que teria dentro dela. Eufóricos, depois de muitas sugestões, descobriram que era um livro do conto “A Bela e a Fera”. Após a leitura do mesmo, trocamos várias informações e como a semana da criança estava se aproximando contextualizamos com tema, tivemos a ideia de transformarmos a nossa sala em um majestoso castelo, destacando os personagens deste belo conto. A fim de aguçarmos o gosto pela leitura, iniciamos o novo projeto enfatizando os diferentes recursos que podemos utilizar para contarmos, apreciarmos as histórias e as emoções que nos transmitem.
Objetivo
Conhecer diversas formas de compreendermos as histórias, enfatizando a sua importância como fonte de conhecimento e de prazer, aguçando a curiosidade, a imaginação e a reflexão.
Professora: Amanda e Cinara
 
 
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Brincando e cantando também se aprende.
Tema: A importância do ato de ler e escrever de forma lúdica.
Como surgiu?
Nosso projeto teve início após algumas brincadeiras, realizadas para maior acolhimento e socialização dos alunos. A partir do interesse e o envolvimento da turma, direcionamos o foco do nosso trabalho para o conhecimento de algumas brincadeiras cantadas, explorando letras, números, entre outros símbolos gráficos que fazem parte deste mundo letrado.
Objetivo
Ampliar o conhecimento da leitura e da escrita de forma lúdica, através do contato com a diversidade dos gêneros textuais, presentes nas brincadeiras, músicas e dramatizações, resgatando e valorizando a cultura popular brasileira.
Professora: Cinthia Amancio
2° Trimestre
Projeto: Diversas maneiras de ver o mundo
Tema: A turma que aprendeu a ver!
Como surgiu?
Ainda envolvidos com as brincadeiras realizadas no projeto anterior, percebemos o envolvimento da turma com a brincadeira da cabra-cega, onde os alunos com os olhos vendados tiveram a sensação de como é não poder enxergar o que está a sua volta, aguçando alguns questionamentos sobre a visão. Após este momento, direcionamos o foco do nosso trabalho para o conhecimento de diferentes maneiras de ver o mundo.
Objetivo
Perceber e utilizar diferentes formas de linguagens e sua importância para o desenvolvimento da leitura e da escrita, como forma de compreender o mundo ao seu redor.
Professora: Cinthia Amancio e Nathalia
 
3° Trimestre
Projeto: No mundo do faz de conta.
Tema: 1, 2, 3 … Era uma vez…
Como surgiu?
O nosso trabalho surgiu após a Feira de Conhecimento ao reprisarmos o tema do projeto anterior sobre as diferentes formas de ver o mundo. Como ao dialogarmos sobre as nossas descobertas, os alunos retrataram que utilizamos a visão também para aprendermos a ler, neste momento, conhecemos a história: “O menino que aprendeu a ver”, de Ruth Rocha. A fim de aguçarmos o gosto pela leitura, contextualizamos o tema da semana da criança, enfatizando os contos de fada e iniciamos o novo projeto com os diferentes gêneros textuais, envolvendo a importância do ato de ler, que além de poder ser usado como obtenção de informações, pode ser muito prazeroso, fantástico e lúdico.
Objetivo
Solidificar o processo da leitura e da escrita, desenvolvendo a imaginação e a criatividade de forma contextualizada e interdisciplinar.
Professoras: Cinthia Amancio e Nathalia
Tarde
B1
1° Trimestre
Projeto: A importância do ato de ler e escrever de forma lúdica
Tema: Brincando e compartilhando novos saberes
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu em uma de nossas rodas de conversas, quando o amigo Samuel relatou que conhecia muitas cantigas de roda, então para maior acolhimento e socialização dos alunos, realizamos algumas brincadeiras cantadas e a partir do envolvimento da turma, direcionamos nosso trabalho para o conhecimento das cantigas de roda, explorando letras, números, entre outros símbolos gráficos que fazem parte deste mundo letrado.
Objetivo
Ampliar o conhecimento da leitura e da escrita de forma lúdica, através do contato com a diversidade dos gêneros textuais presentes nas brincadeiras, cantigas e dramatizações, resgatando e valorizando a cultura popular brasileira.
Professora: Isabel e Aline
2° Trimestre
Projeto: Diversas maneiras de ver o mundo
Tema: “Um Mundo para todos”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu em uma de nossas rodas de conversas, quando após cantarmos a cantiga “Ciranda Cirandinha” relacionada ao projeto anterior, lançamos informações sobre a origem portuguesa das cirandas e conhecemos a cantiga “Flor de Maravilha”. Em seguida, a amiga Anna Clara relatou que seus avós são de Portugal e ao perceber o envolvimento da turma com elementos de outras culturas e dada a proximidade da festa junina, direcionamos o trabalho para percepção dessas manifestações culturais, bem como o uso da leitura e da escrita para atribuir significado a sua realidade.
Objetivo
Perceber e utilizar diferentes formas de linguagens e sua importância para o desenvolvimento da leitura e da escrita, como forma de compreender o mundo ao seu redor.
Professora: Carla
 
3° Trimestre
Projeto: No mundo do faz de conta.
Tema: Quem conta, reconta!
Como surgiu?
O nosso trabalho surgiu após a Feira de Conhecimento ao reprisarmos o tema do projeto anterior sobre as diferentes formas de ver o mundo. Como ao dialogarmos sobre as nossas descobertas, os alunos retrataram que utilizamos a visão também para aprendermos a ler, neste momento, conhecemos a história: “O menino que aprendeu a ver”, de Ruth Rocha. A fim de aguçarmos o gosto pela leitura, contextualizamos o tema da semana da criança, enfatizando os contos de fada e iniciamos o novo projeto com os diferentes gêneros textuais, envolvendo a importância do ato de ler, que além de poder ser usado como obtenção de informações, pode ser muito prazeroso, fantástico e lúdico.
Objetivo
Solidificar o processo da leitura e da escrita, desenvolvendo a imaginação e a criatividade de forma contextualizada e interdisciplinar.
Professoras: Cinthia Amancio e Mariane
B2
1° Trimestre
Projeto: A importância do ato de ler e escrever de forma lúdica
Tema: “Viajando pelo espaço do conhecimento”.
Como surgiu?
Nosso projeto teve início no retorno das aulas, onde cada um relatou uma novidade, proporcionando maior socialização da turma. Neste momento, surgiram alguns comentários sobre o meteoro que havia passado pela Rússia, então trocamos algumas informações e registramos o nosso conhecimento prévio sobre o assunto. A partir do envolvimento e curiosidade da turma, direcionamos o foco do nosso trabalho para o conhecimento do sistema solar, através de atividades lúdicas, envolvendo letras, números, entre outros símbolos gráficos que fazem parte deste mundo letrado.
Objetivo
Ampliar o conhecimento da leitura e da escrita de forma lúdica, através do contato com a diversidade dos gêneros textuais, presentes no nosso cotidiano.
Professora: Gisele
 
2° Trimestre
Projeto: Diversas maneiras de ver o mundo.
Tema: “Descobrindo o mundo através dos sentidos”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu após os relatos da festa junina sobre o que cada um gostou de comer. Em seguida, a professora fez uma cirurgia para extrair um dente e trouxe para a turma visualizar, o que gerou um questionamento de como ela iria comer e sentir o gosto dos alimentos. Com isso, partimos em busca de informações sobre o paladar, ampliando para o conhecimento dos demais sentidos, visando aguçar as percepções diante das diversas formas de apreciarmos o mundo a nossa volta.
Objetivos
Perceber e utilizar diferentes formas de linguagens e sua importância para o desenvolvimento da leitura e da escrita, como forma de compreender o mundo ao seu redor.
Professora: Gisele
 
3° Trimestre
Projeto: No mundo encantado da leitura e da escrita.
Tema: Quem conta… Reconta.
Como surgiu?
O nosso projeto surgiu após a Feira de Conhecimento ao reprisarmos o trabalho anterior sobre as diferentes formas de ver o mundo. Como ao dialogarmos sobre as nossas descobertas, relataram que utilizamos a visão também para aprendermos a ler, neste momento, conhecemos a história: “O menino que aprendeu a ver”, de Ruth Rocha. A fim de aguçarmos o gosto pela leitura, contextualizamos o tema da Semana da Criança, enfatizando os contos de fada e iniciamos o novo projeto com os diferentes gêneros textuais, envolvendo a importância do ato de ler, que além de poder ser usado como obtenção de informações, pode ser muito prazeroso, fantástico e lúdico.
Objetivo
Solidificar o processo da leitura e da escrita, desenvolvendo a imaginação e a criatividade, despertando assim, sua curiosidade e a reflexão em busca de novos conhecimentos.
Professora: Gisele e Marianne.