Manhã
1° Trimestre
Projeto: Cantarolando com o Maternal.
Tema: “Brincando, cantando e aprendendo com os animais”.
Como surgiu?
Nosso projetinho surgiu durante a semana de adaptação ao brincarmos no pátio com o cavalinho inflável, um dos brinquedos prediletos da maioria dos alunos. Aproveitamos para conhecermos a música “Eu tenho um cavalinho assim…”. No mesmo instante, foi notória a empolgação da turma pelos gestinhos reproduzidos. A partir daí, direcionamos o nosso trabalho para brincadeiras, músicas e histórias envolvendo outros animaizinhos.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Márcia e Magna.
2° Trimestre
Projeto: Musicalizando com o Maternal
Tema: “Brinquedos Sonoros”
Como surgiu?
Com a proximidade da Copa do Mundo, a cada dia os alunos chegavam com acessórios verdes e amarelos. Mediante a empolgação da turma e a importância de todos os objetos serem manipulados e visualizados em algo concreto, começamos a registrá-los. Como os que chamaram mais atenção foram as cornetas, chocalhos e vuvuzelas, visto que os brinquedos evocam uma afetividade que cataliza a ação de aprender, iniciamos o novo projetinho abordando os brinquedos sonoros, explorando timbres, altura, intensidade, ritmo e a percepção auditiva eficaz e interessante para o desenvolvimento da criança.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Márcia e Magna.
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Márcia e Magna.
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Cantarolando com o Maternal.
Tema: “Brincando, cantando e aprendendo com os animais”.
Como surgiu?
O nosso projetinho surgiu no período de adaptação, onde proporcionamos diversas novidades, brincadeiras, dentre elas, as cantigas de roda para maior acolhimento dos alunos. Como em uma das nossas tardes, tivemos uma surpresa, a visita da “cachorrinha de verdade” do amiguinho Ezequiel e no mesmo instante, foi notória a empolgação da turma pelo animalzinho, após acariciá-lo, conhecermos a música: “Eu tenho um cachorrinho…”. A partir daí, direcionamos o nosso trabalho para as observações da Branquinha, a cachorrinha, enfatizando brincadeiras, músicas e histórias, envolvendo outros animaizinhos também.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Talita e Franciane.
2° Trimestre
Projeto: Cores e Sabores
Tema: “Tudo verde e amarelo!”
Como surgiu?
Com a proximidade da Copa do Mundo, aproveitamos a novidade do Enzo, uma penca de bananas bem amarelinhas, que ele trouxe para compartilhar com a turma e começamos a desenvolver atividades destacando a cor amarela. Em um novo momento, as professoras apresentaram uma fruta atípica do nosso cotidiano, porém nutritiva, o abacate, predominando a cor verde.
Mediante a importância dos alimentos apresentados serem visualizados, manipulados e degustados, a partir daí, além das cores, a temática da nossa aprendizagem girou um torno da descoberta das frutas com caroço ou semente, prevalecendo às cores verdes e amarelas. Desta forma iniciamos o novo projetinho envolvendo abordagens que permitam através das cores e sabores, catalisar a real importância de uma alimentação saudável com ações sensitivas, extremamente importantes para o desenvolvimento da criança nesta faixa etária.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Talita e Franciane.
3° Trimestre
Projeto: Os três porquinhos.
Tema: Pequenos construtores
Como surgiu?
O novo projetinho surgiu com a novidade trazida pela aluna Maria Eduarda, um Porquinho da Índia, que ao passar a tarde na escola, rapidamente tornou-se o centro de interesse e logo o envolvemos em brincadeiras abordando suas principais características. Em seguida, apresentamos o livro sonoro “Os três porquinhos”, correlacionando os personagens da história com as observações do porquinho da Índia. A partir desta vivência, direcionamos o nosso trabalho entorno de atividades significativas e momentos lúdicos, que afloram a imaginação, realidade e fantasia no clima de ERA UMA VEZ, permitindo UM FINAL FELIZ.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Talita e Franciane.
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Minha Escola
Tema: No Pluz tem…
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante a semana de adaptação, quando fomos conhecer as dependências da nossa escola. A fim de proporcionar um ambiente acolhedor e uma aproximação mais significativa entre os alunos e a rotina, direcionamos o nosso trabalho para conhecimento do espaço externo, da nossa salinha e das vivências do nosso dia a dia no Colégio Pluz
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Cintia e Niltiane.
2° Trimestre
Projeto: A dona do jogo
Tema: “A Bola Quiquica”
Como surgiu?
Para que tudo faça sentido para as crianças, partimos sempre de uma história ou brincadeiras que aproxima a turma do desejo de descobrir o mundo, desta vez foi através de uma divertida brincadeira com bexigas que direcionou o novo projeto. Com a proximidade da Copa do Mundo que tem a bola como principal objeto e por ela ser um brinquedo muito apreciado pelas crianças de qualquer idade, desenvolvemos o nosso trabalho para o conhecimento da história da bola e os diferentes tipos existentes, como bola de futebol, de meia, de sabão, de tênis e muitas outras.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Cintia e Niltiane.
3° Trimestre
Projeto: Cachinhos dourados
Tema: “Eu conto, reconto e aprendo…”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu através da novidade da Sarah, seu cachorrinho de pelúcia. Após observá-lo e acariciá-lo, os comentários giraram entorno do seu pelo fofinho. Então, combinamos de no dia da novidade cada um trazer um bichinho de pelúcia. Depois de divertidas brincadeiras, vimos que dentre os brinquedos enviados haviam três ursinhos e logo os associamos a história “Cachinhos Dourados e os três ursos”. A partir daí, direcionamos o nosso trabalho para o conhecimento deste conto clássico, nos proporcionando desenvolver atividades lúdicas e significativas, despertando a imaginação, fantasia, caminhos de descobertas e compreensão de mundo.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Cintia e Niltiane.
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Minha Escola
Tema: No Pluz tem…
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante a semana de adaptação, quando fomos conhecer as dependências da nossa escola. A fim de proporcionar um ambiente acolhedor e uma aproximação mais significativa entre os alunos e a rotina, direcionamos o nosso trabalho para conhecimento do espaço externo, da nossa salinha e das vivências do nosso dia a dia no Colégio Pluz
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Fernanda e Amanda
2° Trimestre
Projeto: A dona do jogo
Tema: “A Bola Quiquica”
Como surgiu?
Para que tudo faça sentido para as crianças, partimos sempre de uma história ou brincadeiras que aproxima a turma do desejo de descobrir o mundo, desta vez foi através de uma divertida brincadeira com bexigas que direcionou o novo projeto. Com a proximidade da Copa do Mundo que tem a bola como principal objeto e por ela ser um brinquedo muito apreciado pelas crianças de qualquer idade, desenvolvemos o nosso trabalho para o conhecimento da história da bola e os diferentes tipos existentes, como bola de futebol, de meia, de sabão, de tênis e muitas outras.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Fernanda e Amanda
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Fernanda e Amanda
Manhã
1° Trimestre
Projeto: A família do jabuti
Tema: Nossas descobertas com o Tobi
Como surgiu?
Iniciamos o nosso projeto na primeira semana de aula, quando passeávamos pelo nosso colégio para apresentarmos suas dependências para os novos alunos. Ao perceber a empolgação da turma pelo cantinho dos jabutis, na aula seguinte, a professora fez uma surpresa e trouxe um jabuti para visitar a nossa sala. O mesmo passou uma manhã inteira conosco e logo o nomearam de Tobi. Aproveitamos para registrar o conhecimento prévio de cada um sobre este réptil e a partir daí direcionamos o nosso trabalho em busca de maiores informações sobre o jabuti e sua espécie.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Daniele e Isabela
2° Trimestre
Projeto: Cantarolando também se aprende
Tema: “Nossas descobertas com o milho”
Como surgiu?
Iniciamos o nosso projeto durante os ensaios para nossa festa Caipira, quando o sotaque do cantor e o ritmo da música arrancaram boas risadas da turma. Após a ouvirmos pausadamente, observamos que o trechinho que mais chamou a atenção dos alunos foi “Oi pisa no milho…”, aproveitamos para ressaltar que o milho é um dos principais ingredientes de vários pratos típicos regionais e que também é um alimento muito nutritivo. Outro detalhe que chamou a atenção depois de observarmos algumas espigas, foi a predominância das cores verde e amarela, que em ritmo da copa do mundo, não poderiam ficar de fora. A partir daí, além das suas cores, a temática do nosso aprendizado girou em torno do conhecimento deste alimento tão importante para a culinária brasileira.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Daniele e Isabela
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Daniele e Isabela
Tarde
1° Trimestre
Projeto: A visita do jabuti
Tema: Nossas descobertas com o Tuti
Como surgiu?
Iniciamos o nosso projeto na primeira semana de aula, quando passeávamos pelo nosso colégio para apresentarmos suas dependências para os novos alunos. Ao perceber a empolgação da turma pelo cantinho dos jabutis, na aula seguinte, a professora fez uma surpresa e trouxe um jabuti para visitar a nossa sala. O mesmo passou uma tarde inteira conosco e logo o nomearam de Tuti, o nome mais votado no nosso histograma. Aproveitamos para registrar o conhecimento prévio de cada um sobre este réptil e a partir daí direcionamos o nosso trabalho em busca de maiores informações sobre o jabuti e sua espécie.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Thatyanne e Cintia.
2° Trimestre
Projeto: Cantarolando também se aprende
Tema: “Nossas descobertas com o milho”
Como surgiu?
Iniciamos o nosso projeto durante os ensaios para a nossa festa caipira, quando o sotaque do cantor e o ritmo da música, arrancaram boas risadas da turma. Após a ouvirmos pausadamente, observamos que o trechinho que mais chamou a atenção dos alunos foi: “Oi pisa no milho…”, aproveitamos para ressaltar que o milho é um dos principais ingredientes de vários pratos típicos regionais e que também é um alimento muito nutritivo. Outro detalhe que chamou a atenção depois de observarmos algumas espigas, foi a predominância das cores verde e amarela, que em ritmo da copa do mundo, não poderiam ficar de fora. A partir daí, além das suas cores, a temática do nosso aprendizado girou em torno do conhecimento deste alimento tão importante para a culinária brasileira.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Thatyanne e Cintia.
3° Trimestre
Projeto: Brincando a gente aprende!
Tema: A cartola mágica
Como surgiu?
O novo projeto surgiu após algumas brincadeiras realizadas no trabalho anterior. Visto maior empolgação da turma ao brincar de pular corda, aproveitamos e conhecemos a história: “A cartola mágica”, de Danielle Fritzen, pois cita que algumas brincadeiras podem virar canções, entre elas, a de pular corda. Exploramos página por página do livro, aflorando a imaginação através de relatos do que poderia sair de dentro da cartola, enfatizando as brincadeiras. A partir daí, por percebermos que hoje em dia as tecnologias restringem as brincadeiras populares, resolvemos resgatar algumas delas, contextualizando com atividades significativas, ampliando assim, o universo lúdico e cultural de cada um.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Thatyanne e Cintia.
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Era uma vez…
Tema: “As aventuras de Pinóquio e da Turma do Balão”.
Como surgiu?
Nosso projeto teve início com a novidade dos amigos Daniel, Erick, João Vitor e Maria Clara que trouxeram para sala o conto infantil do Pinóquio. Envolvidos com os personagens da história, enfatizamos os nomes deles, já que estávamos fazendo o reconhecimento do nome de cada amigo da turma. Percebendo que o personagem em destaque foi o boneco de madeira, partimos em busca de informações sobre o mesmo e de toda sua história. A partir daí, enfatizamos a diversidade dos brinquedos existentes, destacando os construídos com madeira.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Elisângela (Lili) e Fernanda
2° Trimestre
Projeto: Para ler e gostar é só continuar…
Tema: “Era uma vez um tatu-bola”
Como surgiu?
Com o fato da Copa do Mundo está diante de nossos olhos, aproveitamos a novidade da amiga Giovanna Moreira, a mascote Fuleco, e abordamos o conhecimento prévio de cada um a respeito deste acontecimento Mundial.
Observado o interesse da turma voltado para a mascote, com as trocas de saberes, descobrimos que o Fuleco é um tatu-bola. Como os animais fazer parte do universo das crianças nesta faixa etária, visto também que a bola exerce um verdadeiro fascínio sobre a maioria dos alunos, a partir daí, além da bola, a temática do nosso aprendizado girou em torno do conhecimento do tatu-bola e suas espécies.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Elisângela (Lili) e Fernanda
3° Trimestre
Projeto: Para ler e gostar é só começar e nunca mais parar…
Tema: “Para crescer mais saudável”
Como surgiu?
Após nossas descobertas sobre os alimentos de origem animal, ao conversarmos sobre o dia da árvore, vimos que ela também nos fornece alimentos, que são de origem vegetal. A partir das informações sobre as árvores, iniciamos o novo projeto, enfatizando a importância de uma alimentação saudável, destacando alguns alimentos e seus nutrientes, visto que é principalmente na infância que os hábitos alimentares devem ser formados, agregando também alguns costumes da nossa rotina diária para crescermos mais saudáveis.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Elisângela (Lili) e Fernanda
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Brinquedos e brincadeiras
Tema: “Um, dois, três e já… A brincadeira já começou”.
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu na semana de adaptação, onde realizamos algumas brincadeiras a fim de proporcionar um ambiente acolhedor e uma aproximação mais significativa entre os alunos e a rotina escolar. Empolgados com a ornamentação da sala, fizeram vários comentários sobre os desenhos dos brinquedos expostos nos murais. A partir daí, direcionamos o nosso trabalho para a busca de informações sobre alguns brinquedos e brincadeiras, enfatizando a diversidade dos brinquedos existentes, destacando os construídos com madeira, através da história do Pinóquio.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Isabel e Cinara
2° Trimestre
Projeto: Um, dois, três e já… A brincadeira vai continuar.
Tema: Pra bola se enrola… Pra tatu, desenrola.
Como surgiu?
Com o fato da Copa do Mundo está diante de nossos olhos, aproveitamos a novidade do amigo Nathan, a mascote Fuleco, e abordamos o conhecimento prévio de cada um ma respeito deste acontecimento Mundial.
Observado o interesse da turma voltado para a mascote, com as trocas de saberes, descobrimos que o Fuleco é um tatu-bola. Como os animais fazem parte do universo das crianças nesta faixa etária, visto também que a bola exerce um verdadeiro fascínio sobre a maioria dos alunos, a partir daí, além da bola, a temática do nosso aprendizado girou em torno do conhecimento do tatu-bola e sua espécia.
Professora: Isabel e Cinara
3° Trimestre
Projeto: 1, 2, 3 e já… A brincadeira não pode parar…
Tema: “Alimentação é coisa séria!”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu ao conversarmos sobre o dia da árvore e sua importância em nossas vidas. Como havíamos feito algumas descobertas sobre os alimentos de origem animal, o que mais chamou a atenção foi o alimento que a árvore nos fornece. A partir daí, o foco do nosso trabalho girou entorno dos alimentos de origem vegetal, destacando as frutas e seus nutriente, visto que é principalmente na infância que os hábitos alimentares devem ser formados, também agregamos alguns costumes da nossa rotina diária para crescermos saudáveis.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Isabel e Cinara
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Contando, cantando e encantando com Vinícius de Moraes
Tema: A importância do ato de ler e escrever de forma lúdica.
Como surgiu?
Nosso projeto teve início em uma de nossas rodas de conversa, após o reconhecimento das letras do alfabeto e a abordagem sobre a importância de aprendermos a ler e escrever. Para ilustrarmos o que podemos fazer com as palavras, com muito suspense, tiramos o poema “Arca de Noé”, de Vinícius de Moraes de dentro da nossa caixa surpresa. Através do interesse da turma pela narrativa, direcionamos o foco do nosso trabalho para o conhecimento deste autor, seus poemas e suas músicas, entre outras diversidades textuais, enfatizando os símbolos gráficos que fazem parte deste mundo letrado.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Cinthia Amancio e Nathália
2° Trimestre
Projeto: Animais em extinção
Tema: O fantástico mundo animal
Como surgiu?
Em ritmo da Copa do Mundo com as trocas de saberes e o confronto construtivo deste evento Mundial, o que mais chamou a atenção da turma foi a descoberta que a mascote de 2014 é um tatu-bola, uma espécie que está em extinção. Aproveitamos e contextualizamos essa informação com nosso livro interdisciplinar Letramento e Alfabetização, conhecendo outros animais que também estão em extinção. Como os animais fazem parte do universo das crianças, a partir daí, direcionou-se o novo projeto voltado para esta temática, permitindo oferecer vivências e experiências significativas que promovam a curiosidade, a indagação e o conhecimento de mundo.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Cinthia Amancio e Nathalia
3° Trimestre
Projeto: Viajando no mundo do faz de conta!
Tema: Dando asas a imaginação!
Como surgiu?
Nosso projeto teve início, a partir de uma atividade no livro de Matemática, que abordava o conto da “Chapeuzinho Vermelho”. Após fazermos uma viagem pelos caminhos do imaginário e a exploração que venha ser um conto, que além de encantar, tem grande relevância na alfabetização, direcionamos o nosso trabalho para uma abordagem sobre a importância de ouvirmos histórias, conhecermos a diversidade de gêneros textuais e nos tornarmos efetivamente leitores e autores das nossas próprias histórias.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Cinthia Amancio e Nathalia
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Contando e encantando com Vinícius de Moraes.
Tema: A importância do ato de ler e escrever de forma lúdica
Como surgiu?
Nosso projeto teve início em uma de nossas rodas de conversa, após o reconhecimento das letras do alfabeto e a abordagem sobre a importância de aprendermos a ler e escrever. Para ilustrarmos o que podemos fazer com as palavras, com muito suspense, tiramos o poema “Arca de Noé”, de Vinícius de Moraes de dentro da nossa caixa surpresa. Através do interesse da turma pela narrativa, direcionamos o foco do nosso trabalho para o conhecimento deste autor, seus poemas e suas músicas, entre outras diversidades textuais, enfatizando os símbolos gráficos que fazem parte deste mundo letrado.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Gisele e Mariane
2° Trimestre
Projeto: Animais em extinção
Tema: O fantástico mundo animal
Como surgiu?
Em ritmo da Copa do Mundo com as trocas de saberes e o confronto construtivo deste evento Mundial, o que mais chamou a atenção da turma foi a descoberta que a mascote de 2014 é um tatu-bola, uma espécie que está em extinção. Aproveitamos e contextualizamos essa informação com nosso livro interdisciplinar Letramento e Alfabetização, conhecendo outros animais que também estão em extinção. Como os animais fazem parte do universo das crianças, a partir daí, direcionou-se o novo projeto voltado para esta temática, permitindo oferecer vivências e experiências significativas que promovam a curiosidade, a indagação e o conhecimento de mundo.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Gisele e Mariane
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Gisele e Mariane