Manhã
1° Trimestre
Projeto: Canta cantiga
Tema: “Cantarolando com os sapinhos”
Como surgiu?
Nosso projetinho surgiu em meio à semana de adaptação, após ouvirmos a história do “Sapo Adalto”, acompanhada com o enredo da música “O sapo não lava o pé”. Como esta cantiga faz parte do contexto musical das crianças, rapidamente tornou-se o centro de interesse de todos. A partir daí, além das brincadeiras, a temática da nossa aprendizagem girou em torno da descoberta da metamorfose do sapo. Também abordaremos diversas cantigas, ampliando nosso repertório de canções e nos envolveremos em atividades lúdicas aflorando a imaginação, a realidade, a fantasia e a criatividade.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Marcia
2° Trimestre
Projeto: No mundo das sensações
Tema: Ver, tocar, sentir, experimentar…
Como surgiu?
Após todo o envolvimento da turminha com o projeto anterior, onde visualizamos o sapinho, sentimos sua textura, reproduzimos seus pulos e também sentimos o cheirinho do talco citado na história, aproveitamos estas vivências, como nesta faixa etária as crianças se desenvolvem a partir de ações sensoriais e motoras, iniciamos um novo trabalho.
Através da observação da banana que uma aluna trouxe para o lanche, direcionamos a temática do nosso projeto em torno da descoberta e da construção de experiências, envolvendo as percepções das frutas, entre outros alimentos, por meio da visualização, manuseio e degustação de alguns deles, proporcionando o desenvolvimento das expressões e dos sentidos através de músicas variadas e atividades lúdicas.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Marcia
3° Trimestre
Projeto: Hora do Conto
Tema: O patinho feio
Como surgiu?
Como finalizamos o nosso trabalho inserindo a história da Chapeuzinho Vermelho, e foi notório o entusiasmo dos alunos pelo conto, aproveitamos para apresentar o nosso livro paradidático do Patinho Feio.
Visto que, as histórias acalmam, prendem a atenção, socializam e educam, começamos a destrinchar página por página da narrativa, além de propiciar o contato com as gravuras, envolvendo magicamente a turma.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Marcia e Niltiane.
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Canta Cantiga
Tema: Cantarolando com os sapinhos
Como surgiu?
Nosso projetinho surgiu em meio à semana de adaptação, após ouvirmos a história do “Sapo Adalto”, acompanhada com o enredo da música “O sapo não lava o pé”. Como esta cantiga faz parte do contexto musical das crianças, rapidamente tornou-se o centro de interesse de todos. A partir daí, além das brincadeiras, a temática da nossa aprendizagem girou em torno da descoberta da metamorfose do sapo. Também abordaremos diversas cantigas, ampliando nosso repertório de canções e nos envolveremos em atividades lúdicas aflorando a imaginação, a realidade, a fantasia e a criatividade.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Talita e Amanda
2° Trimestre
Projeto: No mundo das sensações
Tema: Ver, tocar, sentir, experimentar…
Como surgiu?
O novo trabalho teve início após o envolvimento da turminha no projeto anterior, onde visualizamos o sapinho, ressaltando suas peculiaridades. Visto que, nesta faixa etária as crianças se desenvolvem a partir de ações sensoriais e motoras, prosseguimos em busca de novas descobertas acerca destes conceitos. Através da observação e experimentação da maçã verde que um aluno trouxe para o lanche, direcionamos a temática do nosso projeto em torno da construção de experiência, envolvendo as percepções das frutas, entre outros alimentos, por meio da visualização, manuseio e degustação de alguns deles, proporcionando o desenvolvimento das expressões e dos sentidos através de músicas variadas e atividades lúdicas.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Talita e Amanda
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras:
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Que legal! É hora de aprender…
Tema: “Turminha feliz”
Como surgiu?
A ideia do projeto surgiu no período de adaptação após percebermos a necessidade de trabalharmos algumas regrinhas da rotina escolar.
Em meio as nossas trocas de informações, depois de ressaltarmos a importância dos hábitos de higiene, também abordamos a necessidade da preservação da água. Como alguns alunos relataram que se a água acabar os peixinhos vão morrer, direcionamos a temática da nossa aprendizagem em torno da descoberta da importância da água para a sobrevivência de alguns animais, especificamente dos peixes.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Cintia e Isabela
2° Trimestre
Projeto: Assim eu vou crescendo
Tema: “A sementinha mágica”
Como surgiu?
A ideia do novo projeto aconteceu depois de uma conversa na rodinha relembrando o trabalho anterior, onde foi ressaltada a importância da água. Como na aula de inglês, a professora Elisângela também enfatizou que a água é fundamental para a nossa vida, a vida dos animais e das plantinhas, fomos observar as árvores e as plantas que temos no ambiente escolar. Foi um momento instigante, que despertou a curiosidade da turma em torno do tema abordado.
Através das trocas de informações, fomos em busca de novas descobertas, ampliando nossos conhecimentos sobre as plantas, sua importância e utilidades, valorizando a natureza e o ambiente em que vivemos, aguçando cada vez mais a imaginação, a fantasia e a criatividade, por meio de brincadeiras, histórias, músicas e envolventes atividades.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Cintia e Isabela
3° Trimestre
Projeto: O leite e seus derivados
Tema: Vaca leiteira
Como surgiu?
O novo projeto surgiu após os comentários sobre o DVD da história “João e o pé de feijão”, pois entre os personagens citados, a vaquinha que era magrinha e depois ficou gordinha, se tornou o centro de interesse da turma. A partir daí, fomos à busca de informações sobre a vaca, com destaque para o leite que ela nos fornece e seus derivados.
Com base na observação da resistência de algumas crianças em experimentar determinados alimentos,resolvemos abordar além do leite, a importância de uma alimentação nutritiva para prevenção de doenças e para um desenvolvimento saudável.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Cíntia e Isabela
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Muitas descobertas…
Tema: “Quem mora no mar?”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante a semana de adaptação. Em meio às brincadeiras realizadas para maior acolhida e integração entre os novos alunos, recebemos a visita do jabuti e dos seus filhotes. O encantamento foi tanto que, a partir deste momento, direcionamos a temática da nossa aprendizagem em torno da descoberta da diferença do jabuti e da tartaruga, enfatizando através de músicas, histórias e atividades lúdicas, a importância de se preservar a água para a nossa sobrevivência e dos animais, destacando os do fundo do mar.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Fernanda e Franciane
2° Trimestre
Projeto: Assim eu vou crescendo
Tema: “A sementinha mágica”
Como surgiu?
A ideia do novo projeto aconteceu depois de uma conversa na rodinha relembrando o trabalho anterior, onde foi ressaltada a importância da água. Como na aula de inglês, a professora Elisângela também enfatizou que a água é fundamental para a nossa vida, a vida dos animais e das plantinhas, fomos observar as árvores e as plantas que temos no ambiente escolar. Foi um momento instigante, que despertou a curiosidade da turma em torno do tema abordado.
Através das trocas de informações, fomos em busca de novas descobertas, ampliando nossos conhecimentos sobre as plantas, sua importância e utilidades, valorizando a natureza e o ambiente em que vivemos, aguçando cada vez mais a imaginação, a fantasia e a criatividade, por meio de brincadeiras, histórias, músicas e envolventes atividades.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Fernanda e Franciane
3° Trimestre
Projeto: O leite e seus derivados
Tema: Vaca bolinha
Como surgiu?
O novo projeto surgiu após os comentários sobre o DVD da história “João e o pé de feijão”, pois entre os personagens citados, a vaquinha que era magrinha e depois ficou gordinha, se tornou o centro de interesse da turma. A partir daí, fomos à busca de informações sobre a vaca, com destaque para o leite que ela nos fornece e seus derivados.
Com base na observação da resistência de algumas crianças em experimentar determinados alimentos, resolvemos abordar além do leite, a importância de uma alimentação nutritiva para preservação de doenças e para um desenvolvimento saudável.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Fernanda e Franciane
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Porta das descobertas
Tema: Festa dos amigos
Como surgiu?
A ideia do projeto surgiu na primeira semana de aula, após descobrirmos que dois amigos faziam aniversário no mesmo dia, despertando assim, a curiosidade em saber a data do aniversário de cada um. Como o centro de interesse da turma direcionou-se para festa de aniversário e vimos que nem todos os alunos comemoram na escola, combinamos de confeccionarmos um mascote e fazermos uma grande festa para ele. A partir daí, construímos sua identidade, comparando com a história de cada um, englobando os valores como amor, carinho, responsabilidade e respeito ao próximo.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Daniele e Magna
2° Trimestre
Projeto: Aprender Brincando
Tema: Brincadeira de criança, como é bom!
Como surgiu?
Na comemoração do aniversário do mascote, tivemos um momento de recreação com muitas brincadeiras. Visto a alegria das crianças, surgiu a ideia do novo projeto com a pretensão de abordarmos as brincadeiras populares, pois como sabemos muitas delas foram substituídas pelo entretenimento virtual.
Através de atividades lúdicas e instigantes resgataremos as raízes do nosso folclore, ressaltando como as crianças de outras épocas se divertiam, oportunizando a turma vivenciar brincadeiras deste mundo multicultural.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Daniele e Magna
3° Trimestre
Projeto: Era uma vez…
Tema: Espelho, espelho meu…
Como surgiu?
A temática do novo trabalho surgiu através do bolo que a Miryan preparou com a ajuda da mamãe e da amiguinha Luma. Empolgadas compartilharam com a turma, deixando a nossa manhã mais saborosa.
Como o que se destacou, além da calda de chocolate, foram os morangos que decoravam o bolo, trocamos algumas informações sobre a fruta. Contextualizando com o Livro da Coleção Pitágoras, também conhecemos a macieira. A partir daí, aproveitamos e inserimos o nosso livro paradidático “Branca de Neve”, pois a maçã é um dos elementos desta narrativa.
De forma lúdica e dinâmica trocaremos experiências diversificadas, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade, o imaginário e o conhecimento da turma.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Daniele e Magna.
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Porta das descobertas
Tema: Festa dos amigos
Como surgiu?
A ideia do projeto surgiu após comemorarmos o aniversário da amiga Nina na escola, despertando assim, a curiosidade em saber a data do aniversário de cada um. Como o centro de interesse da turma direcionou-se para festa de aniversário e vimos que nem todos os alunos comemoram na escola, combinamos de confeccionarmos dois bonecos, um menino e uma menina, para fazermos uma grande festa para eles. A partir daí, construímos uma identidade para cada um deles, comparando com a história de cada aluno da turma, englobando os valores como amor, carinho, responsabilidade e respeito ao próximo.
Para ampliarmos nosso conhecimento, realizaremos atividades lúdicas e contextualizadas, com a pretensão de agregarmos maiores informações sobre o tema abordado.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Thathyanne e Cintia
2° Trimestre
Projeto: Aprender Brincando
Tema: Brincadeira de criança, como é bom!
Como surgiu?
Na comemoração do aniversário dos mascotes, tivemos um momento de recreação com muitas brincadeiras. Visto a alegria das crianças, surgiu a ideia do novo projeto com a pretensão de abordarmos as brincadeiras populares, pois como sabemos muitas delas foram substituídas pelo entretenimento virtual.
Através de atividades lúdicas e instigantes resgataremos as raízes do nosso folclore, ressaltando como as crianças de outras épocas se divertiam, oportunizando a turma vivenciar brincadeiras deste mundo multicultural.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Thatyanne e Cintia
3° Trimestre
Projeto: Era uma vez…
Tema: Espelho, espelho meu.
Como surgiu?
A temática do novo trabalho surgiu através do maracujá que um amigo trouxe para compartilhar com a turma, despertando a curiosidade de todos.
Como o tamanho da fruta chamou bastante atenção, após observá-la, trocamos informações e pesquisamos algumas peculiaridades sobre o maracujá. Depois das novas descobertas, por meio de um delicioso piquenique saboreamos e conhecemos outras frutas iniciadas com a letra M. Como a maçã foi a mais apreciada, aproveitamos e inserimos o nosso livro paradidático “Branca de Neve”, pois a maçã é um dos elementos desta narrativa.
De forma lúdica e dinâmica trocaremos experiências diversificadas, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade, o imaginário e o conhecimento da turma.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Thatyanne e Cintia.
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Brincando e aprendendo com as cores
Tema: “Bom dia todas as cores”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu na semana de adaptação, onde vivenciamos momentos de diversão com variadas brincadeiras e contação de histórias, para melhor integração e acolhimento dos alunos.
Diante da empolgação da turma pela história “Bom dia todas as cores”, de Ruth Rocha, resolvemos direcionar a temática da nossa aprendizagem para as descobertas sobre esta narrativa, buscando maiores informações sobre o personagem principal, o camaleão, com destaque para sua multiplicidade de cores.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Cinara
2° Trimestre
Projeto: Brincando e aprendendo com os dinossauros.
Tema: “No tempo dos dinossauros.”
Como surgiu?
Após o interesse dos alunos pelas descobertas sobre o camaleão, ampliamos nossos conhecimentos acerca de alguns répteis e descobrimos que o dinossauro também é uma espécie de lagarto. Neste momento, a curiosidade da turma foi aguçada em torno desse ser pré-histórico.
Por meio de relatos do conhecimento prévio dos alunos e das novidades trazidas para aula a respeito deste animal tão incrível, fomos em busca de informações e novos aprendizados acerca da vida dos dinossauros, seres com a presença marcante no imaginário infantil. assim, iniciamos um novo projeto, desvendando um mundo de descobertas, interligando todas as áreas do conhecimento.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Lili e Cinara
3° Trimestre
Projeto: Ciranda Literária
Tema: Uma história aqui, uma história ali…
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu através do resgate sobre as descobertas acerca dos dinossauros e das incríveis histórias do trabalho anterior.
A partir dos comentários das nossas vivências, tivemos a ideia de organizarmos uma ciranda literária. Combinamos de cada aluno trazer o seu livro preferido para compartilhar com a turma. Diante da empolgação de todos, direcionamos o nosso trabalho para o conhecimento de diferentes histórias.
De maneira lúdica, ampliamos o acesso ao mundo letrado e o conhecimento literário do universo dos livros infantis, aguçando cada vez mais o prazer pela leitura, através de experiências que propiciam e solidificam os conhecimentos significativos do processo de aprendizagem.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Lili e Cinara
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Brincando e aprendendo com as cores
Tema: “Boa tarde todas as cores”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu na semana de adaptação, onde vivenciamos momentos de diversão com variadas brincadeiras e contação de histórias, para melhor integração e acolhimento dos alunos.
Diante da empolgação da turma pela história “Bom dia todas as cores”, de Ruth Rocha, resolvemos direcionar a temática da nossa aprendizagem para as descobertas sobre esta narrativa, buscando maiores informações sobre o personagem principal, o camaleão, com destaque para sua multiplicidade de cores.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Isabel e Cinara
2° Trimestre
Projeto: Brincando e aprendendo com os dinossauros.
Tema: “No tempo dos dinossauros.”
Como surgiu?
Após toda contextualização com as cores e formas no trabalho anterior, conhecemos a pintora Tercila Santos, pois nas suas obras de arte, também destaca estes atributos, geralmente em formato de flores, por meio de uma pintura diferenciada, livre e sem regras. Então surgiu a ideia de cada um produzir sua obra espontaneamente.
Ao observarmos que alguns alunos desenharam dinossauros, seguidos de relatos do conhecimento prévio deste animal tão incrível, tornando este momento, o ponto de partida para o novo projeto, devido o interesse e a curiosidade despertada a turma. A partir daí, fomos em busca de informações e novos aprendizados acerca da vida dos dinossauros, seres com a presença marcante no imaginário infantil.
Professora: Isabel e Cinara
3° Trimestre
Projeto: Uma saborosa aventura!
Tema: Piquenique literário
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu após realizarmos um piquenique no pátio da escola, onde relembramos as descobertas e as incríveis história do trabalho anterior.
A partir dos comentários das nossas vivências, tivemos a ideia de organizar um piquenique literário. Combinamos de cada aluno trazer o seu livro preferido para compartilhar com a turma. Diante da empolgação de todos, direcionamos o nosso trabalho para o conhecimento de diferentes histórias.
De maneira lúdica, ampliamos o acesso ao mundo letrado e o conhecimento literário do universo dos livros infantis, aguçando cada vez mais o prazer pela leitura, através de experiências que propiciam e solidificam os conhecimentos significativos do processo de aprendizagem.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Isabel e Cinara.
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Música para aprender e se alegrar
Tema: Alfaletrando com a música
Como surgiu?
Nosso projeto teve início a partir do envolvimento da turma durante a aula de música, onde a professora Marília apresentou algumas marchinhas de carnaval. Ao observar a energia e a alegria dos alunos cantarolando trechinhos de algumas marchinhas espontaneamente, aproveitamos e direcionamos o nosso trabalho para o conhecimento da música, não apenas como fonte de recreação, mas como a riqueza cultural e social, abordando além dos diferentes ritmos, os gêneros musicais, especificamente o infantil, iniciando assim, uma verdadeira viagem musical no desenvolvimento de habilidades da leitura, escrita, oralidade, integração e conhecimento.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora:
2° Trimestre
Projeto: Viajando no mundo das descobertas
Tema: Histórias, muitas histórias.
Como surgiu?
Após a abordagem acerca das letras do alfabeto com a história do Bichodário, contextualizando com a Coleção Pitágoras, fomos conhecer o dicionário, enfatizando a ordem alfabética das palavras e seus significados. A partir daí, iniciamos uma fantástica viagem ao tempo e conhecemos a história da escrita e como tudo começo.
Em meio às novas descobertas, o foco do novo projeto foi direcionado para o conhecimento de algumas brincadeiras e brinquedos antigos, entre eles, o livro infantil, devido à necessidade de resgatar a literatura também como forma de entretenimento, para aguçar ainda mais o gosto pela leitura e escrita, desenvolvendo a imaginação e a criatividade aprimorando cada vez mais novos saberes.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Cinthia e Viviane
3° Trimestre
Projeto: Conte outra vez
Tema: A bela borboleta
Como surgiu?
Com a contagiante euforia dos alunos pela descoberta do papel e sua utilização para confecção dos livros, aproveitamos e iniciamos uma viagem emocionante no mundo mágico da leitura.
Recordamos alguns contos na Coleção Pitágoras e ao destrinchar página por página do nosso livro paradidático: “A Bela borboleta”, de Ziraldo e Zélio. Com esta narrativa, direcionamos o nosso projeto para o conhecimento da metamorfose da borboleta, fazendo um paralelo com a evolução de si próprio e as transformações adquiridas no processo de aprendizagem, explorando as riquezas pessoais, que existem em cada um de nós.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Cinthia e Viviane
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Música para aprender e se alegrar
Tema: Alfaletrando com a música
Como surgiu?
Nosso projeto teve início a partir do envolvimento da turma durante a aula de música, onde a professora Marília apresentou algumas marchinhas de carnaval. Ao observar a energia e a alegria dos alunos cantarolando trechinhos de algumas marchinhas espontaneamente, aproveitamos e direcionamos o nosso trabalho para o conhecimento da música, não apenas como fonte de recreação, mas como a riqueza cultural e social, abordando além dos diferentes ritmos, os gêneros musicais, especificamente o infantil, iniciando assim, uma verdadeira viagem musical no desenvolvimento de habilidades da leitura, escrita, oralidade, integração e conhecimento.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Gisele e Mariane
2° Trimestre
Projeto: Viajando no mundo das descobertas
Tema: Histórias, muitas histórias.
Como surgiu?
Após a abordagem acerca das letras do alfabeto com a história do Bichodário, contextualizando com a Coleção Pitágoras, fomos conhecer o dicionário, enfatizando a ordem alfabética das palavras e seus significados. A partir daí, iniciamos uma fantástica viagem ao tempo e conhecemos a história da escrita e como tudo começo.
Em meio às novas descobertas, o foco do novo projeto foi direcionado para o conhecimento de algumas brincadeiras e brinquedos antigos, entre eles, o livro infantil, devido à necessidade de resgatar a literatura também como forma de entretenimento, para aguçar ainda mais o gosto pela leitura e escrita, desenvolvendo a imaginação e a criatividade aprimorando cada vez mais novos saberes.
Professora: Gisele e Mariane
3° Trimestre
Projeto: Conte outra vez
Tema: A bela borboleta
Como surgiu?
Com a contagiante euforia dos alunos pela descoberta do papel e sua utilização para confecção dos livros, aproveitamos e iniciamos uma viagem emocionante no mundo mágico da leitura.
Recordamos alguns contos na Coleção Pitágoras e ao destrinchar página por página do nosso livro paradidático: “A Bela borboleta”, de Ziraldo e Zélio. Com esta narrativa, direcionamos o nosso projeto para o conhecimento da metamorfose da borboleta, fazendo um paralelo com a evolução de si próprio e as transformações adquiridas no processo de aprendizagem, explorando as riquezas pessoais, que existem em cada um de nós.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Gisele e Mariane