Manhã
1° Trimestre
Projeto: Canta Cantiga
Tema: Cantarolando com os macaquinhos.
Como surgiu?
Nosso projetinho surgiu em meio à semana de adaptação, após o encantamento dos alunos ao encontrarem os “macaquinhos” pendurados nos galhos da árvore do pátio.
Através de uma divertida aventura, reproduzindo os pulinhos do macaco, cantarolamos trechos de musiquinhas enfatizando as principais características do animal. A partir daí, além de muitas brincadeiras, a temática de nossa aprendizagem girou em torno das descobertas sobre o macaco. Também, abordaremos outras cantigas, ampliando nosso repertório de canções e nos envolveremos em atividades lúdicas aflorando a imaginação, a realidade, a fantasia e a criatividade.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Márcia e Viviane
2° Trimestre
Projeto: Chapeuzinho Vermelho
Tema: A cesta do Maternal
Como surgiu?
O novo projetinho surgiu após um delicioso lanchinho com guloseimas feitas com bananas, enviado e compartilhado com as famílias.
Em meio aos registros dos alimentos saboreados, descobrimos que existem receitas feitas com a casquinha da banana. Com a ajuda de uma mamãe preparamos um bolo com as cascas da frutinha em destaque.
Como observamos que as bananas estavam dentro de uma cestinha, dando maior ludicidade ao nosso trabalho, apresentamos o nosso livro paradidático “Chapeuzinho Vermelho”, enfatizando a cesta de guloseimas que a personagem preparou para a sua vovó.
Destrincharemos página por página da narrativa, em torno de atividades significativas, por meio do contato com gravuras, aflorando a imaginação e a fantasia, envolvendo magicamente a turma num clima de ERA UMA VEZ, permitindo UM FINAL FELIZ!
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Marcia e Viviane
3° Trimestre
Projeto: “Chapeuzinho colorido”
Tema: Cantarolando com o chapéu
Como surgiu?
Após conhecermos a história da “Chapeuzinho Vermelho” e observarmos que todos os personagens usavam chapéu, começamos a reproduzi-los, o que deu início ao novo projeto.
Aproveitamos e direcionamos as nossas descobertas para as brincadeiras envolvendo o chapéu, com a pretensão de explorar as múltiplas linguagens (gestual, corporal, plástica e oral).
Nosso trabalho também será permeado pelo fazer musical, envolvendo as crianças em atividades que melhoram sua acuidade auditiva, sua sensibilidade, aprimoram e ampliam a coordenação viso-motora, a noção lógica matemática, suas capacidades de concentração e memória.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Marcia e Viviane
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Canta Cantiga
Tema: Cantarolando com os macaquinhos.
Como surgiu?
Nosso projetinho surgiu em meio à semana de adaptação, após o encantamento dos alunos ao encontrarem os “macaquinhos” pendurados nos galhos da árvore do pátio.
Através de uma divertida aventura, reproduzindo os pulinhos do macaco, cantarolamos trechos de musiquinhas enfatizando as principais características do animal. A partir daí, além de muitas brincadeiras, a temática de nossa aprendizagem girou em torno das descobertas sobre o macaco. Também, abordaremos outras cantigas, ampliando nosso repertório de canções e nos envolveremos em atividades lúdicas aflorando a imaginação, a realidade, a fantasia e a criatividade.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Talita e Viviane
2° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Talita
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Talita
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Brincando e aprendendo com a cor verde
Tema: Verde que te quero ver
Como surgiu?
Para maior acolhimento dos alunos e familiarização com a rotina escolar, realizamos atividades coletivas e conversas, valorizando a cooperação. Também promovemos diversas brincadeiras para levá-los a perceber uns aos outros, a respeitar o espaço e expor suas preferências.
Foi neste período que um amigo trouxe um abacate para compartilhar com a turma, despertando a curiosidade de todos. Em meio a tanta empolgação para manusear a fruta, começamos a registrar as observações de cada um. A partir daí, resolvemos aprofundar as informações sobre as peculiaridades do abacate, dando destaque para sua cor verde, e assim, fomos nos envolvendo em muitas descobertas.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Daniele e Niltiane
2° Trimestre
Projeto: “Dona Árvore…”
Tema: Plante esta ideia!
Como surgiu?
A ideia do novo projeto aconteceu na semana do dia do meio ambiente, onde combinamos de plantar o coroço do abacate que observamos no transcorrer do trabalho anterior. Aproveitamos o momento para reforçarmos a importância da preservação do meio ambiente e resolvemos dar um passeio pelo espaço externo da escola para observação das árvores e das plantas ao nosso redor.
Foi um momento instigante, que despertou a curiosidade pelas árvores que visualizamos.
Para enriquecer as nossas descobertas, apresentamos o nosso livro paradidático “Cachinhos dourados e os três ursos”, visto que a narrativa da história acontece em uma floresta. Além da compreensão do enredo, do local e dos personagens, destacaremos também os utensílios feitos da madeira, proporcionando desenvolver a imaginação, aguçando cada vez mais a curiosidade e a criatividade da turma.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Daniele e Niltiane
3° Trimestre
Projeto: Detetives em ação!
Tema: “Madeiras, muitas madeiras…”
Como surgiu?
Após uma manhã encantadora, em meio à natureza na culminância do projeto anterior, os alunos relataram alegremente as suas vivências no Horto de Itaipu, com destaque para o parquinho com brinquedos feitos de madeira.
Como trouxemos alguns galhos para a sala, ao observá-los, começamos uma conversa sobre as utilidades da madeira, o que norteou a temática do nosso trabalho.
Ampliando as novas descobertas, vimos alguns objetos que temos em nossa sala, enfatizando os lápis. Depois saímos pelo redor da escola em busca de outros utensílios feitos com a madeira, aprofundando assim as nossas informações.
Para tornar a aprendizagem ainda mais significativa, além das observações, brincadeiras, músicas e histórias, resgataremos objetos de madeira que os alunos tenham em sua casa, para que elas se apropriem de conhecimentos que ajudarão a agir sobre o meio em que elas se encontram.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras:
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Brincando e aprendendo com a cor verde.
Tema: Verde que te quero ver.
Como surgiu?
Para maior acolhimento dos alunos e familiarização com a rotina escolar, realizamos atividades coletivas e conversas, valorizando a cooperação. Também promovemos diversas brincadeiras para levá-los a perceber uns aos outros, a respeitar o espaço e expor suas preferências.
Foi no momento de uma dessas brincadeiras, que uma amiga encontrou na sala um abacate da turma da manhã, chamando a atenção dos demais colegas para a fruta, despertando a curiosidade de todos. Em meio a tanta empolgação para manuseá-la, começamos a registrar as observações de cada um. A partir daí, resolvemos aprofundar as informações sobre as peculiaridades da fruta, dando destaque para sua cor verde, e assim, fomos nos envolvendo em muitas descobertas.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Cintia e Annie
2° Trimestre
Projeto: “Dona Árvore…”
Tema: Plante esta ideia!
Como surgiu?
A ideia do novo projeto aconteceu na semana do dia do meio ambiente, onde combinamos de plantar o coroço do abacate que observamos no transcorrer do trabalho anterior. Aproveitamos o momento para reforçarmos a importância da preservação do meio ambiente e resolvemos dar um passeio pelo espaço externo da escola para observação das árvores e das plantas ao nosso redor.
Foi um momento instigante, que despertou a curiosidade pelas árvores que visualizamos.
Para enriquecer as nossas descobertas, apresentamos o nosso livro paradidático “Cachinhos dourados e os três ursos”, visto que a narrativa da história acontece em uma floresta. Além da compreensão do enredo, do local e dos personagens, destacaremos também os utensílios feitos da madeira, proporcionando desenvolver a imaginação, aguçando cada vez mais a curiosidade e a criatividade da turma.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Cintia e Annie
3° Trimestre
Projeto: Detetives em ação!
Tema: “Madeiras, muitas madeiras…”
Como surgiu?
Após uma manhã encantadora, em meio à natureza na culminância do projeto anterior, os alunos relataram alegremente as suas vivências no Horto de Itaipu, com destaque para as árvores, suas raízes, flores e galhos que encontramos.
Assim que retornamos à escola, uma amiguinha encontrou uma borboleta caída na varanda de nossa sala. Após observá-la, logo lembramo-nos da música da borboletinha e nos deparamos com o trechinho que dizia que ela tinha perna de pau. A partir daí, iniciamos uma conversa sobre as utilidades da madeira, o que norteou a temática do nosso trabalho.
Ampliando as novas descobertas, vimos alguns objetos que temos em nossa sala, enfatizando os lápis. Depois saímos pelo redor da escola em busca de outros utensílios feitos com a madeira, aprofundando assim as nossas informações.
Para tornar a aprendizagem ainda mais significativa, além das observações, brincadeiras, músicas e histórias, resgataremos objetos de madeira que os alunos tenham em sua casa, para que elas se apropriem de conhecimentos que ajudarão a agir sobre o meio em que elas se encontram.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras:
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Aprendendo com as cantigas
Tema: Eu entrei na roda.
Como surgiu?
Através das brincadeiras, para maior acolhida e integração da turma, foi observado a total empolgação dos alunos pelas cantigas apresentadas.
Como a música é uma arte, uma lição fácil de aprender e difícil de esquecer, o foco do nosso trabalho foi direcionado para as mais variadas cantigas, com a pretensão de contribuir para o desenvolvimento social, emocional e cultural dos nossos alunos.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Lili e Magna
2° Trimestre
Projeto: “João e o pé de feijão”
Tema: Plantando e colhendo conhecimento.
Como surgiu?
O novo projeto surgiu após o trabalho anterior ao conhecermos a parlenda “Um, dois, feijão com arroz”. Ao prepararmos um feijão na escola, intensificamos nossas descobertas acerca deste grão.
Em meio aos nossos registros, aproveitamos os relatos dos alunos sobre a barraca do milharal da nossa festa caipira e fizemos a comparação entre os grãos do milho e do feijão, ressaltando as peculiaridades de cada um deles.
Com base na observação e empolgação das crianças pelo crescimento do feijão que plantamos, dando maior ludicidade ao nosso trabalho, conheceremos o clássico “João e o pé de feijão”. Destrincharemos página por página da narrativa, envolvendo todos os eixos temáticos, visto que a leitura abre portas para o universo do conhecimento.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Lili e Caroline
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras:
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Aprendendo com as cantigas
Tema: Eu entrei na roda.
Como surgiu?
Através das brincadeiras, para maior acolhida e integração da turma, foi observado a total empolgação dos alunos pelas cantigas apresentadas.
Como a música é uma arte, uma lição fácil de aprender e difícil de esquecer, o foco do nosso trabalho foi direcionado para as mais variadas cantigas, com a pretensão de contribuir para o desenvolvimento social, emocional e cultural dos nossos alunos.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Thatyanne e Gisele
2° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras:
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras:
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Brinquedos em ação!
Tema: “A cartola mágica…”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu na semana de adaptação, onde vivenciamos momentos de diversão e bate papo descontraído para melhor integração e acolhimento dos alunos.
Observamos que um dos momentos que despertou total atenção da turma foi quando fizemos grande suspense do que sairia de dentro da “cartola mágica”, da história da autora Danielle Fritzen. Ao descobrir que eram brinquedos, associamos com a história do vovô Tunico, personagem do livro da coleção Pitágoras, que também tirava vários brinquedos do seu baú. A partir daí, direcionamos a temática do nosso trabalho para a importância dos brinquedos antigos, fazendo um paralelo com os mais atuais, especialmente, os eletrônicos, que têm tomado lugar das brincadeiras infantis.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Cintia e Franciane
2° Trimestre
Projeto: O grande rabanete
Tema: Semeando novos conhecimentos
Como surgiu?
O novo projeto surgiu ao conhecermos a letra da música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, que retratava a situação sofrida do sertão brasileiro, o que nos fez refletir sobre as questões ambientais no nosso planeta.
Com a proximidade do dia do meio ambiente, reforçamos a importância da plantação e lembramo-nos da barraca do milharal da festa caipira, tivemos a ideia de plantar na escola, sementes de milho entre outras mudas, despertando a consciência ecológica das crianças.
A partir da plantação, começamos trocar informações sobre os vegetais e aproveitamos para introduzir o trabalho com o livro “O grande rabanete”, de Tatiana Belinky.
Aproveitaremos o enredo da história, para além de aguçar a curiosidade da leitura e da escrita, agregar novos aprendizados sobre a união, alimentação e uma vida mais saudável.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Cintia e Franciane
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras:
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Brinquedos em ação!
Tema: “A cartola mágica…”
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu na semana de adaptação, onde vivenciamos momentos de diversão e bate papo descontraído para melhor integração e acolhimento dos alunos.
Observamos que um dos momentos que despertou total atenção da turma foi quando fizemos grande suspense do que sairia de dentro da “cartola mágica”, da história da autora Danielle Fritzen. Ao descobrir que eram brinquedos, associamos com a história do vovô Tunico, personagem do livro da coleção Pitágoras, que também tirava vários brinquedos do seu baú. A partir daí, direcionamos a temática do nosso trabalho para a importância dos brinquedos antigos, fazendo um paralelo com os mais atuais, especialmente, os eletrônicos, que têm tomado lugar das brincadeiras infantis.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Isabel e Franciane
2° Trimestre
Projeto: O grande rabanete
Tema: Semeando novos conhecimentos
Como surgiu?
O novo projeto surgiu ao conhecermos a letra da música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, que retratava a situação sofrida do sertão brasileiro, o que nos fez refletir sobre as questões ambientais no nosso planeta.
Com a proximidade do dia do meio ambiente, reforçamos a importância da plantação e lembramo-nos da barraca do milharal da festa caipira, tivemos a ideia de plantar na escola, sementes de milho entre outras mudas, despertando a consciência ecológica das crianças.
A partir da plantação, começamos trocar informações sobre os vegetais e aproveitamos para introduzir o trabalho com o livro “O grande rabanete”, de Tatiana Belinky.
Aproveitaremos o enredo da história, para além de aguçar a curiosidade da leitura e da escrita, agregar novos aprendizados sobre a união, alimentação e uma vida mais saudável.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras:Isabel e Franciane
3° Trimestre
Projeto: Hora do conto
Tema: Histórias que o tempo esqueceu
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu após a festa da família, onde nos divertimos com as apresentações relacionadas aos contos de fadas.
Aproveitamos o entusiasmo dos alunos também com a feira do livro e contextualizamos as atividades da coleção Pitágoras, enfatizando os contos e as mais variadas dinâmicas de se contar histórias, temática que norteará todo o nosso trabalhado.
Envolveremos magicamente a turma em um clima de “ERA UMA VEZ”, aflorando a criatividade, a imaginação, realidade e fantasia, além de aguçar o prazer pela leitura e escrita, construindo novos saberes.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Isabel e Franciane
Manhã
1° Trimestre
Projeto: Alfabetizando na era tecnológica
Tema: Brincar é preciso!
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu durante a semana de adaptação, quando fizemos algumas “selfies” para postarmos no site da escola. Neste momento, foi visível a familiarização dos alunos com o universo digital. A partir daí, enfatizamos a importância dos recursos tecnológicos nos dias atuais.
Como diante da modernidade, percebemos que as crianças estão cada vez mais distantes das brincadeiras populares, também resolvemos expandir a nossa busca de informações em torno da cultura popular, contextualizando a leitura e escrita por meio de atividades lúdicas e significativas.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Cinthia e Fernanda
2° Trimestre
Projeto: Comunicando-se com o mundo!
Tema: A evolução dos meios de comunicação
Como surgiu?
A ideia do novo projeto surgiu após enviarmos um email para o pintor Ivan Cruz, agradecendo as contribuições de suas obras em nosso trabalho anterior.
Por meio de trocas de informações, percebemos que desde a mais tenra idade necessitamos no comunicar. Com isso, direcionamos a temática da nossa aprendizagem para os diversos acessos dos meios de comunicações desde os mais antigos aos mais atuais.
Além de aprender diferentes maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, conhecemos recursos que podemos utilizar para passar informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Cinthia e Fernanda
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora:
Tarde
1° Trimestre
Projeto: Alfabetizando na era tecnológica
Tema: Brincar é preciso!
Como surgiu?
Nosso projeto surgiu na primeira semana de aula ao conhecermos os cartazes de rotina. Durante o reconhecimento das letras do alfabeto, logo associaram o W com a palavra “word”, sendo visível a familiarização dos alunos com o universo digital. A partir daí, enfatizamos a importância dos recursos tecnológicos nos dias atuais.
Como, diante da modernidade, percebemos que as crianças estão cada vez mais distantes das brincadeiras populares, resolvemos expandir a nossa busca de informações também em torno da cultura popular, contextualizando a leitura e escrita por meio de atividades lúdicas e significativas.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professoras: Fernanda e Amanda
2° Trimestre
Projeto: Comunicando-se com o mundo!
Tema: A evolução dos meios de comunicação
Como surgiu?
A ideia do novo projeto surgiu após enviarmos um email para o pintor Ivan Cruz, agradecendo as contribuições de suas obras em nosso trabalho anterior.
Por meio de trocas de informações, percebemos que desde a mais tenra idade necessitamos no comunicar. Com isso, direcionamos a temática da nossa aprendizagem para os diversos acessos dos meios de comunicações desde os mais antigos aos mais atuais.
Além de aprender diferentes maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, conhecemos recursos que podemos utilizar para passar informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar.
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: Fernanda e Amanda
3° Trimestre
Projeto:
Tema:
Como surgiu?
Acompanhe o desenvolvimento do projeto através das fotos em “Atividades do dia a dia”.
Professora: