Projetos/2012

Veja aqui os projetos trabalhados no ano de 2012.

Maternal – Manhã/ 1° Trimestre

Projeto: Meu corpo é fascinante.
Tema: Descobrindo o meu corpinho através da musicalização.

Como surgiu?
O nosso projetinho surgiu no dia da aula de teatro, quando a professora Roberta
apresentou a música da boneca de lata. Percebendo a empolgação da turminha,
direcionamos o nosso trabalho para o conhecimento do nosso corpinho,
comparando-o com o da boneca de lata, explorando a musicalização e os
movimentos do nosso corpo.

Objetivo
Perceber as noções básicas do nosso corpinho, ampliando o domínio dos
movimentos psicomotores, através de músicas, brincadeiras e histórias.

Professoras: Márcia e Fernanda.

  

Maternal – Manhã/ 2° Trimestre

Projeto: Conhecendo as aves
Tema: “A Galinha Pintadinha”

Como surgiu?
Nosso projetinho surgiu através do brinquedo que o Gabriel trouxe para a escola:
“A Galinha Pintadinha”. Após todos manusearem, cantamos sua música, conhecida
por todos. Diante da empolgação da turminha, direcionamos o nosso, trabalho para
o conhecimento da galinha, fazendo novas descobertas sobre algumas aves.

Objetivos
Conhecer algumas aves, destacando a galinha, identificando suas principais
características, através de músicas, brincadeiras, histórias e observação.

Professoras: Márcia e Fernanda.

   

Maternal – Manhã/3° Trimestre

Projeto: Alimentação Saudável
Tema: “É canja, é canjade galinha! Eu vou comer tudo pra ficar fortinho”.

Como surgiu?
Nosso projetinho surgiu após a finalização do nosso último trabalho, onde experimentamos uma deliciosa canja de galinha. Percebendo a empolgação da turminha em nomear os ingredientes da canja, sendo a cenoura a mais comentada, direcionamos o nosso trabalho para o conhecimento de alguns vegetais, enfatizando a cenoura.

Objetivo
Conhecer alguns alimentos, destacando a cenoura, reforçando a importância de uma boa
alimentação.

Professoras: Márcia e Fernanda

  

Maternal – Tarde1° Trimestre

Projeto: Conhecendo o meu corpo.

Tema: Brincando, cantando e dançando com a boneca de lata.

Como surgiu?
O nosso projetinho surgiu no dia da aula de teatro, quando a professora Roberta chegou a
nossa sala cantando e dançando com a boneca de lata. Percebemos a empolgação da
turminha, direcionamos o nosso trabalho para a descoberta do nosso corpinho,
comparando-o com o da boneca de lata.

Objetivo
Perceber as noções básicas do nosso corpo, ampliando o domínio dos movimentos
psicomotores, através de músicas, brincadeiras e histórias.

Professoras: Juliana e Gabriella.

    

Maternal – Tarde/2° Trimestre”]

Projeto: Conhecendo as aves
Tema: “A Galinha Pintadinha e o Galo Carijó”

Como surgiu?
O nosso projeto surgiu logo após a festa junina, quando a diretora Merinha nos presenteou
com algumas prendas. Como a galinha que colocava ovo foi o brinquedo que mais chamou
a atenção dos alunos, após todos manusearem, direcionamos o nosso trabalho para o
conhecimento da galinha, fazendo novas descobertas sobre algumas aves.

Objetivo
Conhecer algumas aves, destacando a galinha, identificando suas principais características,
através de música, brincadeiras, histórias e observações.

Professoras: Juliana e Gabriella.

   

Maternal – Tarde/3° Trimestre

Projeto: Alimentação Saudável
Tema: “É canja, é canja, é canja de galinha! Eu vou comer tudinho pra ficar uma gracinha!”

Como surgiu?
Nosso projetinho surgiu após a finalização do nosso último trabalho, onde experimentamos uma deliciosa canja de galinha. Percebendo a empolgação da turminha em nomear os ingredientes da canja, sendo a batata a mais comentada, direcionamos o nosso trabalho para o conhecimento de alguns vegetais, enfaatizando a batata.

Objetivo
Conhecer alguns alimentos, destacando a batata, reforçando a importância de uma boa alimentação.

Professoras: Talita e Gabriella.

  

 1° período – Manhã1° Trimestre

Projeto: Como os bichos crescem.
Tema: “Vida de pato”

Como surgiu?
Nosso projeto surgiu após conhecermos algumas músicas em nossa rodinha. Como a
turminha ficou muito empolgada com a música “Cinco Patinhos”, da Xuxa e rapidamente
apontaram para o patinho saindo do ovo que estava enfeitando o nosso mural, aproveitamos
este momento de euforia e direcionamos o nosso trabalho em busca de informações sobre
a vida do pato.

Objetivo
Conhecer algumas aves, destacando o pato, identificando suas principais características,
ampliando o conhecimento sobre o ciclo de vida do mesmo, através de músicas, brincadeiras,
histórias e observações diretas.

Professoras: Cintia e Danielle.

   

 1° período – Manhã/2° Trimestre

Projeto: Conhecendo o meu corpo
Tema: “Os três ursos”

Como surgiu?
Nosso projeto surgiu através da apresentação do livro “Cachinhos dourados e os três ursos”.
Percebendo o interesse do grupo pelos personagens, começamos a trocar informações sobre
a história e aproveitamos para comparar o corpinho dos ursos com o nosso, direcionando
assim, o trabalho para o conhecimento do desnvolvimento do nosso corpo.

Objetivos
Identificar e nomear algumas partes do corpo enfatizando os sentifdos, através de histórias,
músicas, brincadeiras e observações diretas.

Professoras: Cintia e Danielle.

   

 1° período – Manhã/3° Trimestre

Projeto: Alimentação
Tema: “Os super alimentos”

Como surgiu?
Nosso projeto surgiu após a novidade da aula de teatro, onde a professora Roberta
trouxe um filme: “Os vegetais”. Percebendo a empolgação de todos pela música que
tocou e o interesse pelos personagens (como batata, pepino, brócolis, tomate e
berinjela), direcionamos o nosso trabalho em busca de maiores informações sobre
os alimentos saudáveis, enfatizando as verduras.

Objetivo
Perceber a importância de uma boa alimentação para crescermos fortes e saudáveis,
observando diretamente e experimentando alguns alimentos.

Professoras: Cíntia e Danielle

  

 1° período – Tarde1° Trimestre

Projeto: Como os bichos crescem.

Tema: “Lá vem o pato”.

Como surgiu?
Nosso projetinho surgiu através do encantamento dos alunos pelas novidades da sala e como
ao avistarem um ovo de papel marche logo relataram que era o ovo do pato e perceberam que
no mural também havia um patinho saindo do ovo, aproveitamos a euforia de todos e logo
fomos fazer ovinhos com a massinha amarela. A partir daí, direcionamos o nosso trabalho
em busca de informação sobre como os bichos nascem, destacando o pato.

Objetivo
Conhecer algumas aves, destacando o pato, identificando suas principais características,
ampliando o conhecimento sobre o ciclo de vida do mesmo, através de música, brincadeiras,
histórias e observações diretas.

Professoras: Thatyanne e Thalita.

 

 1° período – Tarde/2° Trimestre

Projeto: Conhecendo o meu corpo
Tema: “Era uma vez…”

Como surgiu?
Nosso projetinho surgiu através da apresentação do livro: “Cachinhos dourados e os três
ursos”. Percebendo o interesse do grupo pelos personagens, começamos a trocar informações
sobre a história e aproveitamos para comparar o corpinho dos ursos com o nosso,
direcionando assim, o trabalho para o conhecimento do desnvolvimento do nosso corpo.

Objetivos
Identificar e nomear algumas partes do corpo enfatizando os sentifdos, através de histórias,
músicas, brincadeiras e observações diretas.

Professoras: Kelli e Lili.

 

 1° período – Tarde/3° Trimestre

Projeto: Os vegetais em nossa alimentação
Tema: “Verde que te quero verde!”

Como surgiu?
Nosso projeto surgiu após a novidade da aula de teatro, onde a professora Roberta trouxe um filme: “Os vegetais”. Percebendo o interesse da turma pelos personagens (como batata, pepino, brócolis, tomate e berinjela), direcionamos o nosso trabalho em busca de maiores informações sobre os alimentos saudáveis, enfatizando as verduras.

Objetivo
Perceber a importância de uma boa alimentação para crescermos fortes e saudáveis, observando diretamente e experimentando alguns alimentos.

Professoras: Kelli e Lili

 2° período – Manhã1° Trimestre

Projeto: Minha história

Tema: “Somos diferentes”.

Como surgiu?
Nosso projeto surgiu no período da adaptação, onde realizamos algumas brincadeiras do
“tempo da vovó” para maior socialização da turma. A fim de conhecermos a família de cada
um, realizamos uma pesquisa para relembrarmos as brincadeiras da infância. Como
observamos a empolgação dos alunos com o envolvimento das família, solicitamos que
enviassem uma carta com uma foto pata nos conhecermos melhor. A partir daí, direcionamos
o nosso trabalho para o conhecimento de si mesmo, da família e da escola.

Objetivo
Conhecer suas singularidades, sua história de vida, possibilitando assim a construção da
identidade e sua interação com o meio que o cerca.

Professoras: Plínia e Thatyanne.

 2° período – Manhã/2° Trimestre

Projeto: Moradia
Tema: “De grão em grão”

Como surgiu?
Nosso projeto surgiu após a nossa festa junina, onde cada aluno relatou o que mais gostou
de comer. A delícia mais apreciada pela turma foi a pipoca, descobrimos, então, que ela é
feita de milho e que é um dos alimentos prediletos da galinha. A partir desse momento,
conhecemos o livro “A Galinha Ruiva” e começamos a trocar informações, explorando
página por página. Aproveitamos para comparar a moradia da galinha com a nossa,
direcionando assim, o nosso trabalho para o conhecimento dos diferentes tipos de moradia.

Objetivo
Conhecer diferentes tipos de moradia e outras peculiaridades relacionadas ao meio em que
vivemos.

Professoras: Plínia e Giselle.

 

 2° período – Manhã/3° Trimestre

Projeto: Alimentação
Tema: “Cores e sabores”

Como surgiu?
Nosso projeto surgiu com a proximidade do dia da árvore, onde a professora Roberta
nos apresentou um vídeo do Chico Bento retratando algumas diferenças entre a cidade
e a fazenda, a fim de ressaltar ainda mais a importância das árvores na nossa vida e o
que elas podem nos oferecer. Percebendo o interesse de todos pelas novas descobertas
direcionamos o nosso trabalho em busca de maiores informações sobre a importância
de uma alimentação saudável, enfatizando as frutas.

Objetivo
Identificar algumas frutas, suas origens, sabores, texturas, tamanhos e cores,
reforçando a importância de uma boa alimentação.

Professoras: Plínia e Lili

 

 2° período – Tarde1° Trimestre

Projeto: Eu, minha família e minha escola.

Tema: “Eu e eles”.

Como surgiu?
Nosso projeto surgiu no período da adaptação, após observarmos a empolgação dos alunos
pelos brinquedos da nossa sala e pelo interesse nas brincadeiras do “tempo da vovó” que
realizamos para maior socialização da turma. Aproveitamos este momento, enviamos uma
pesquisa para casa para conhecermos algumas brincadeiras amtigas. Como observamos
também a empolgação dos alunos com o envolvimento das famílias, solicitamos que
enviassem uma carta com uma foto para nos conhecermos melhor. A partir daí, direcionamos
o nosso trabalho para o conhecimento de si mesmo, da família e da escola.

Objetivos
Conhecer suas singularidades, sua história de vida, possibilitando assim a construção da
identidade e sua interação com o meio que o cerca.

Porfessoras: Cintia e Taiana

 

2° período – Tarde/2° Trimestre

Projeto: Moradia
Tema: A galinha ruiva

Como surgiu?
Nosso projeto surgiu através da apresentação do livro: “A Galinha Ruiva”, onde percebemos
o interesse do grupo pela história e pelo alimento que citava no mesmo. A partir daí,
começamos a trocar informações, explorando cada página do livro e em seguida aproveitamos
para comparar a moradia de um dos personagens com a nossa, direcionando assim o nosso
trabalho para o conhecimento dos diferentes tipos de moradia.

Objetivo 
Conhecer diferentes tipos de moradia, entre outras peculiaridades relacionadas ao meio
ambiente em que vivemos.

Professoras: Cíntia e Taiana

 

2° período – Tarde/3° Trimestre

Projeto: Alimentação
Tema: “Super sabores”

Como surgiu?
Nosso projeto surgiu através da novidade que a professora Roberta trouxe em uma
de suas aulas: um vídeo do Chico Bento retratando algumas diferenças entre a cidade
e a fazenda. Como estava próximo ao dia da árvore, a fim de ressaltar sua importância
na nossa vida e o que ela nos oferece, iniciamos um diálogo, onde o que mais se
destacaram foram as frutas, com isso, direcionamos o nosso trabalho em busca de
maiores informações sobre as mesmas, enfatizando a importância de uma alimentação
saudável.

Objetivo
Identificar algumas frutas, suas origens, sabores, texturas, tamanhos e cores,
reforçando a importância de uma boa alimentação.

Professoras: Cíntia e Thatyanne

 

3° período – Manhã1° Trimestre

Projeto: Identidade.

Tema: Sou diferente! Não existe outro igual.

Como surgiu? 
Nosso projeto surgiu no período de adaptação, onde realizamos algumas brincadeiras e
cantamos várias músicas para maior socialização da turma. Ao Observar a empolgação dos
alunos pela música “Você é especial”, de Aline Barros, começamos um diálogo sobre as
características de cada um, enfatizando que somos especiais. A partir deste momento,
direcionamos o nosso trabalho em busca de informações sobre a nossa identidade.

Objetivo
Conhecer a si próprio e suas singularidades, possibilitando assim a construção da identidade
e sua interação com o meio que o cerca.

Professora: Isabel

 

3° período – Manhã/2° Trimestre

Projeto: Brinquedos e brincadeiras
Tema: Brincar, conhecer e construir!

Como surgiu?
Nosso projeto surgiu após os comentários da festa caipira, onde cada um relatou o que
gostou. Devido ao entusiasmo dos alunos pelos brinquedos, direcionamos nosso trabalho
em busca de informações sobre “brinquedos e brincadeiras”, desenvolvendo valores
importantes na formação do ser humano, como a preservação do meio ambiente.

Objetivos
Perceber que através dos brinquedos e das brincadeiras podemos descobrir e compreender
o mundo, desenvolvendo a omaginação e a criatividade, explorando possibilidades para a
construção do conhecimento.

Professora: Isabel

 

3° período – Manhã/3° Trimestre

Projeto: Os animais do fundo do mar
Tema: “Na onda do Pinguim”

Como surgiu?
Nosso projeto surgiu enm uma de nossas rodas de conversas, onde o amigo Gabriel nos
relatou que tinha visto um pinguim na praia. Neste momento trocamos várias informações
sobre este animal e devido à curiosidade e o interesse dos alounos por esta ave marinha,
direcionamos nosso trabalho para o conhecimento dos animais do fundo do mar.

Objetivo
Ampliar o conhecimento sobre o pinguim, entre outras espécies de animais do fundo do mar,
destacando suas características, aguçando a curiosidade, além de despertar a atenção para
os cuidados necessários para a preservação ambiental.

Professora: Isabel

 

3° período – Tarde (B1)1° Trimestre

Projeto: Identidade

Tema: “Ninguém é igual a ninguém”

Como surgiu?
O nosso projeto surgiu no momento da nossa roda de conversa, onde cantamos várias
músicas e através da empolgação dos alunos pela música “Você é especial”, de Aline Barros,
começamos um diálogo sobre as características de cada um, enfatizando que somos especiais.
A partir deste momento, direcionamos o nosso trabalho em busca de informações sobre a
nossa identidade.

Objetivo
Conhecer a si próprio e suas singularidades, possibilitando assim a construção da identidade
e sua interação com o meio que o cerca.

Professora: Aline e Carla

3° período – Tarde (B1)/2° Trimestre

Projeto: Brinquedos e brincadeiras
Tema: Um, dois, três e já! A brincadeira vai começar!

Como surgiu?
Nosso projeto surgiu após os comentários da festa caipira, onde cada um relatou o que
gostou. Devido ao entusiasmo dos alunos pelos brinquedos, direcionamos nosso trabalho
em busca de informações sobre “brinquedos e brincadeiras”, desenvolvendo valores
importantes na formação do ser humano como a preservação do meio ambiente.

Objetivos
Perceber que através dos brinquedos e das brincadeiras podemos descobrir e compreender
o mundo, desenvolvendo a imaginação e a criatividade, explorando possibilidades para a
construção do conhecimento.

Professora: Aline

 

3° período – Tarde (B1)/3° Trimestre

Projeto: Animais do fundo do mar
Tema: “O mar nçao está para peixe”

Como surgiu?
Nosso projeto teve início no dia da novidade, onde o amigo Kaiky trouxe uma baleia
azul de brinquedo, na qual tínhamos que tirar o lixo de sua boca para que ela não
morresse sufocada. Neste momento, trocamos várias informações sobre este animal
e devido à curiosidade e o interesse dos alunos por este mamífero, direcionamos
nosso trabalho para o conhecimento dos animais do fundo do mar.

Objetivo
Ampliar o conhecimento sobre as baleias, entre outras espécies de animais do fundo
do mar, destacando suas características, aguçando a curiosidade, além de despertar
a atenção para os cuidados necessários para a preservação ambiental.

Professora: Aline

 

3° período – Tarde (B2)1° Trimestre

Projeto: Identidade

Tema: Escola lugar de descobertas

Como surgiu?
Nosso projeto surgiu no período de adaptação, onde conhecemos os novos amigos e demos
significado a cada cantinho da nossa sala e da escola. A partir daí, direcionamos o nosso
trabalho em busca do conhecimento da história de cada um e do ambiente escolar.

Objetivo
Conhecer a si próprio, suas singularidades e a sua escola, possibilitando assim a
construção da identidade e sua interação com o meio que o cerca.

Professora: Franciane.

 

3° período – Tarde (B2)/2° Trimestre

Projeto: Brinquedos e brincadeiras
Tema: Brincar é coisa séria!

Como surgiu?
Nosso projeto surgiu após os comentários da festa caipira, onde cada um relatou o que mais
gostou. Devido o entusiasmo dos alunos pelos brinquedos, direcionamos o nosso trabalho
em busca de informações sobre “brinquedos e brincadeiras”, desenvolvendo valores
importantes na formação do ser humano como a preservação do meio ambiente.

Objetivos
Perceber que através dos brinquedos e das brincadeiras podemos descobrir e
compreender o mundo, desenvolvendo a imaginação e a criatividade, explorando
possibilidades para a construção do conhecimento.

Professora: Franciane

 

3° período – Tarde (B2)/3° Trimestre

Projeto: Animais do fundo do mar
Tema: “Mergulhando no conhecimento com os golfinhos”

Como surgiu?
Nosso projeto surgiu no dia da novidade, onde o amigo Manoel Antônio nos trouxe
um golfinho de brinquedo que emitia um som parecido com o que os golfinhos fazem.
Neste momento, trocamos várias informações sobre este animal e devido à curiosidade
e o interesse dos alunos por este mamífero, direcionamos nosso trabalho para o
conhecimento do mesmo, entre outros animais do fundo do mar.

Objetivo
Ampliar o conhecimento sobre os golfinhos, entre outras espécies de animais do
fundo do mar, destacando suas características, aguçando a curiosidade, além de
despertar a atenção para os cuidados necessários para a preservação ambiental.

Professora: Franciane e Carla

 

1° ano – Manhã1° Trimestre

Projeto: A importância da leitura e da escrita

Tema: Descobrindo o mundo através dos símbolos.

Justificativa
Nosso projeto teve início através da empolgação dos alunos ao observarem os cartazes de
rotina da nova sala, onde tiveram contato com diversos símbolos. A partir daí, surgiram
alguns comentários da importância de estar na alfabetização. Aproveitamos e direcionamos
o nosso trabalho em busca de informações sobre as diferentes formas de utilizar a escrita,
envolvendo também a leitura convencional e não convencional de forma lúdica.

Objetivo
Ampliar o conhecimento dos números e das letras e trabalhar a diversidade dos gêneros
textuais presentes na nossa vivência.

Professora: Cinthia Amancio

1° ano – Manhã/2° Trimestre

Projeto: Animais em extinção
Tema: No mundo das aves.

Justificativa
O projeto teve início após a visita aos correios, onde enviamos uma carta para a mamãe.
Aproveitamos o momento e apresentamos a música do “Papagaio Louro”, após cantarmos
e brincarmos, trocamos algumas informações sobre este animal. A partir do interesse da
turma, direcionamos o nosso trabalho em busca de novas descobertas sobre o mundo das
aves, classificando suas espécies e alguns animais em extinção.

Objetivo
Conhecer alguns animais em extinção, destacando as aves, classificando algumas
de suas espécies, relacionando-as com o meio ambiente.

Professora: Cinthia Amancio

 

1° ano – Manhã/3° Trimestre

Projeto: Histórias muitas histórias
Tema: “Para ler e gostar, é só começar!”

Como surgiu?
Nosso projeto surgiu com a novidade que a professora Roberta nos trouxe: Um livro
com a história do “Mágico de Oz”. Neste momento, a mesma nos relatou que este seria
o tema de nossa formatura, todos ficaram muito eufóricos e entusiasmados com a
notícia. Devido ao interesse e envolvimento dos alunos pela história contada e pelo
prazer de vivenciar e descobrir o mundo da leitura, direcionamos o nosso trabalho,
para o conhecimento de outras histórias.

Objetivo
Aguçar o gosto pela leitura e escrita, desenvolvendo a imaginação e a criatividade,
aprimorando o processo de construção do conhecimento de forma contextualizada
e interdisciplinar.

Professoras: Cinthia e Gisele.

 

1° ano – Tarde/1° Trimestre

Projeto: A importância da leitura e da escrita
Tema: Palavras, muitas palavras!

Justificativa
O projeto teve início através da observação dos cartazes de rotina da nova sala, onde alunos
tiveram contato com diversos símbolos, com isso, surgiu o questionamento: “Para que
aprendemos a ler e escrever?” – a partir daí, começamos a analisar as diferentes formas de
utilizar a escrita, envolvendo também a leitura convencional e não convencional de forma
lúdica.

Objetivo
Ampliar o conhecimento dos números e das letras, entre outros símbolos, trabalhando a
diversidade dos gêneros textuais presentes na nossa vivência.

Professora: Isabel

1° ano – Tarde/2° Trimestre

Projeto: Animais em extinção
Tema: No mundo das aves.

Justificativa
O projeto teve início após a visita aos correios, onde enviamos uma carta para a mamãe.
Aproveitamos o momento e apresentamos a música do “Papagaio Louro”, após cantarmos
e brincarmos, trocamos algumas informações sobre este animal. A partir do interesse da
turma, direcionamos o nosso trabalho em busca de novas descobertas sobre o mundo das
aves, classificando suas espécies e alguns animais em extinção.

Objetivo
Conhecer alguns animais em extinção, destacando as aves, classificando algumas
de suas espécies, relacionando-as com o meio ambiente.

Professora: Isabel

 

1° ano – Tarde/3° Trimestre

Projeto: Histórias muitas histórias
Tema: “Para ler e gostar, é só começar!”

Como surgiu?
Nosso projeto surgiu com a novidade que a professora Roberta nos trouxe: Um livro
com a história do “Mágico de Oz”. Neste momento, a mesma nos relatou que este seria
o tema de nossa formatura, todos ficaram muito eufóricos e entusiasmados com a
notícia. Devido ao interesse e envolvimento dos alunos pela história contada e pelo
prazer de vivenciar e descobrir o mundo da leitura, direcionamos o nosso trabalho,
para o conhecimento de outras histórias.

Objetivo
Aguçar o gosto pela leitura e escrita, desenvolvendo a imaginação e a criatividade,
aprimorando o processo de construção do conhecimento de forma contextualizada e interdisciplinar.

Professoras: Isabel e Amanda.